• 22 abril, 2018

Você conhece alguém apressadinho? Comece nos 5km e evolua na corrida

É provável que você conheça alguém que acabou de entrar no mundo da corrida e já quer correr uma maratona.

Apesar de nos dias de hoje já termos mais informações de pesquisas sobre como evoluir no treinamento de corrida, muita gente ainda vacila com isso.

É muito importante que você comece a treinar de forma agradável e sem muita meta de tempo ou distância, e fazer o que traz saúde e adaptação positiva para o corpo.

Se você estava sedentário e decidiu que vai virar um corredor, isso é uma ótima notícia. É importante que saiba dar os primeiros passos. É provável que treinos com caminhadas intercaladas sejam uma ótima estratégia.

E nada de acabar o treino esgotado, tem que sentir que está se exercitando numa zona de esforço confortável, tem que ter paciência no começo mesmo. Uma boa sugestão é se inscrever logo em uma corrida de 5km, mesmo que você faça tudo caminhando. Essas provas geram uma motivação especial e podem ajudar demais a manter a regularidade nos treinos.

Geralmente, quem força a barra e resolve pular as etapas de progressão fica mais vulnerável às dores nas canelas e outros desconfortos típicos de apressados. É muito importante que você tenha calma e seja sensato na escolha dos seus objetivos.

Ao longo do tempo, ponderando pesquisas e sensibilidade do dia a dia dos alunos que trabalho, sugiro pelo menos uns dois anos de treinos regulares para uma meia maratona que faça bem a saúde. E três ou quatro anos para uma maratona com o mesmo propósito.

FONTE: O Globo por Gustavo Luz

Fonte: Flowing