• 23 fevereiro, 2022

Veja quais fatores são essenciais num processo de emagrecimento saudável


Como já vimos, conquistar e manter um peso saudável requer alguns cuidados e está intimamente ligado ao nosso estilo de vida.

Agora você vai saber um pouco mais sobre três pilares fundamentais nesse processo.

  • Reeducar o paladar
    Para quem está habituado a consumir muitos alimentos processados e ultraprocessados, fast food (alimentos ricos em gordura e sal) e doces a toda hora, é normal que no início de um processo de reeducação alimentar tudo pareça sem gosto e sem graça. Se é este seu caso, saiba que é possível ir adaptando seu paladar para sentir os sabores dos
    alimentos de verdade em sua forma mais natural.
    Por sorte, nossas papilas gustativas estão sempre se renovando. Imagine queimar a língua com café e nunca mais sentir gosto de nada? Pois é, o processo é simples: à medida que morrem, as papilas gustativas velhas vão dando lugar a outras novinhas em folha, que já nascem reconhecendo os novos sabores de sua dieta. Assim, é possível
    reeducar o paladar!
    Mas você precisa dar uma ajudinha, não deixando de comer aquele novo preparo que lhe parece insosso. Persistir nas mudanças nas primeiras semanas é fundamental para o sucesso!
    Procure incluir alimentos de sabor amargo e azedo na sua alimentação e vá reduzindo a quantidade de açúcar aos poucos. Não precisa ser tudo azedo, mas vá treinando para sentir também esses sabores.

  • Atenção aos sinais de fome e saciedade
    Os sinais de fome e saciedade são inatos, nós os trazemos desde o berço. Entretanto, com o tempo, vamos nos desconectando deles por conta da correria do dia a dia, de compromissos profissionais e sociais e de questões de cultura e criação.
    Já reparou que muitas vezes comemos porque é hora de comer sem sequer nos perguntarmos se estamos com fome ou não? É porque as crianças têm horário para chegar à escola ou porque temos uma reunião importante logo após o almoço ou ainda porque aprendemos que é feio deixar comida no prato. Por tudo isso, deixamos de observar os sinais do corpo e muitas vezes comemos mais
    do que precisamos simplesmente porque já não estamos ouvindo essas mensagens.
    Para obter sucesso na adoção de uma rotina alimentar saudável é preciso resgatar o contato com esses sinais, ouvindo e atendendo às reais necessidades do nosso corpo.
    Ainda que, por conta da rotina, você tenha que se alimentar em certo intervalo de tempo predeterminado, faça uma pausa antes da refeição. Procure perceber como está se sentindo, observe como está de verdade o seu nível de fome e faça escolhas conscientes a partir daí.
    O mesmo vale para a saciedade: procure comer devagar; apoie os talheres no prato entre as garfadas; faça algumas respirações nos intervalos entre a mastigação; observe o ambiente à sua volta; evite distrações que o levem a comer sem perceber (tv, celular, etc.); mastigue com calma; sinta o sabor e a textura dos alimentos. Por fim,
    de tempos em tempos, pergunte a si mesmo: “já estou satisfeito?”. Se a resposta for sim, não hesite em deixar um pouco de comida no prato.

  • Manter o intestino saudável

O bom funcionamento do intestino está associado à prevenção de várias doenças, como o câncer de intestino, diabetes e obesidade. A grande maioria dos nutrientes que ingerimos é absorvida no intestino. É lá que as bactérias da nossa microbiota intestinal desempenham seu importante papel, tanto absorvendo nutrientes como se comunicando com o cérebro e o tecido adiposo.
Quando essas bactérias estão em desequilíbrio, temos a chamada “disbiose intestinal”.
Uma das consequências disso é uma maior permeabilidade intestinal, ou seja, a seleção das substâncias que serão absorvidas fica prejudicada.
Além disso, o intestino é responsável por secretar alguns hormônios que comunicam ao cérebro sobre a absorção dos nutrientes, estimulando a saciedade. Se há um desequilíbrio na flora intestinal, esse mecanismo se torna falho, o que pode dificultar a percepção de saciedade pelo indivíduo.
Portanto, manter a saúde intestinal em dia é outra questão essencial num processo de emagrecimento saudável. Algumas dicas podem contribuir para isso:

  • Mantenha uma boa hidratação tomando água com frequência.
  • Oriente suas escolhas alimentares para ter um consumo adequado de fibras.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, eles estimulam a motilidade intestinal.
  • Evite inibir a vontade de evacuar.

 Fonte: Einstein

Fonte: Flowing