• 22 abril, 2018

Veja o que seis meses de treinos podem fazer por você

Muitos corredores são ansiosos e já querem logo os resultados para ontem, mas pense em uma escala um pouco maior.

Em meio ano dá para você mudar sua vida em muita coisa e até buscar algumas metas mais ambiciosas, como corridas de 5km ou 10km. Isso tudo vai depender de como está o seu condicionamento atual. Se está sedentário há muito tempo ou bem acima do peso, mas determinado a se esforçar nos treinos e na alimentação, é possível eliminar 10, 15 ou mais quilos.

Em seis meses, com segurança, é possível deixar o sedentarismo para trás, criar novos hábitos de vida e alimentares, além de completar uma prova de 5km – alguns conseguem até uma prova de 10km. É importante entender que se você estiver bem acima do peso, deve investir em um período de caminhadas regulares antes de começar a correr. Elas vão fortalecendo seus músculos, tendões e articulações enquanto você vai queimando calorias, emagrecendo e adquirindo o hábito de sair de casa para treinar.

Se você está sedentário há pouco tempo (praticava alguma outra atividade) e não está acima do peso (ou ligeiramente acima), seis meses podem fazer com que você entre em forma e até complete corridas de 5m ou 10km de uma forma prazerosa e, dependendo da sua dedicação, eficiente. É importante ter calma aqui também para não apressar as coisas e acabar se machucando por excesso de empolgação. Por não estar muito acima do peso, talvez você consiga se desenvolver um pouco mais e obter bons resultados pessoais em provas mais curtas. Claro que daí a virar um bom corredor, tem muito chão pela frente.

Independentemente do seu objetivo e grau de condicionamento, seis meses bem orientados podem fazer você virar outra pessoa. Acredite em você e se dê essa chance. Como nas outras áreas da vida, quanto mais energia depositar nesse processo, maior a sua chance de se dar bem de verdade.

Fonte: O Globo por Gustavo Luz

Fonte: Flowing