• 1 setembro, 2017

Urologista na saúde do homem

Urologista – O papel desse médico é zelar pela saúde integral do homem

Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), feita com 3.200 brasileiros acima de 35 anos, indicou que 51% deles nunca haviam consultado um urologista por medo ou por falta de tempo.

Esses dados parecem refletir uma cultura que não estimula os homens a procurar o especialista capacitado para cuidar de sua saúde, como ocorre com as mulheres, que são orientadas a visitar um ginecologista desde cedo, com a chegada da menstruação e, anualmente, a partir do início da atividade sexual.

Contudo, assim como as garotas, os garotos precisam entender como funciona seu corpo e receber orientações adequadas para que tenham uma vida sexual saudável, sabendo como evitar doenças e entendendo-se como corresponsáveis pela prevenção de uma gravidez.

Portanto, o contato com esse médico, para os homens, tem um papel educacional bastante importante, além de quebrar paradigmas nos momentos em que o urologista se torna ainda mais necessário.

Em todas as fases

Um desses momentos envolve o planejamento familiar. O ideal é que o homem procure o urologista antes da concepção para saber se sua saúde está em ordem para gerar descendentes. Por volta dos 45 anos, as consultas com o especialista devem ser anuais, com vista à prevenção do câncer de próstata.

Os distúrbios do trato urinário constituem outro objeto de estudo desse médico, bem como a disfunção erétil, muito embora os homens ainda resistam a buscar ajuda nessa seara.

Tanto é que a pesquisa da SBU mostrou que 62% dos entrevistados já tinham recorrido a estimulantes sexuais sem prescrição médica.

JUNTOS PELA SAÚDE – BRADESCO SAÚDE

Fonte: Flowing