SAIBA COMO CONTROLAR OS RISCOS DE COMPLICAÇÕES DA HIPERTENSÃO
Talvez você já tenha ouvido falar que a hipertensão “não tem cura”. Infelizmente isso é verdade, já que sua pressão arterial deve ser controlada por toda a vida. Mas com tratamento adequado é possível ter um dia-a-dia normal e manter a qualidade de vida.
Para isso é necessário que o hipertenso mantenha-se atento às orientações e prescrições médicas, pois elas contribuirão para o controle da pressão arterial e, consequentemente, para a diminuição dos riscos de complicações.
Alguns cuidados essenciais:
- Mesmo que sua pressão esteja controlada, nunca abandone o tratamento ou altere a medicação por conta própria. É provável que sua pressão arterial só esteja normalizada por causa dos medicamentos, e pode ficar novamente desequilibrada se você interromper o tratamento. Lembre-se que o efeito de muitos medicamentos não é imediato, mantendo o equilíbrio da pressão ao longo do tempo. Não é eficaz esperar o desequilíbrio da pressão para então tomar a medicação.
- Realize consultas periódicas, pois com o passar do tempo seu corpo muda, sendo necessário alterar os medicamentos prescritos.
- Utilize apenas os medicamentos receitados pelo seu médico, evitando aqueles indicados por parentes ou amigos. Lembre-se que cada organismo é único, e o tratamento deve ser acompanhado por seu médico.
Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo.
Fonte:
Flowing