• 7 junho, 2022

Retenção de líquidos: Conheça as causas e saiba como evitar

Quem nunca se sentiu um pouco mais inchado depois de cometer excessos em alguma viagem ou até mesmo no dia a dia? Alguns fatores como má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas e o baixo consumo de água podem provocar essas reações no corpo, denominada retenção de líquido. Para entendermos melhor sobre o assunto, conversamos com o angiologista Thiago Rocha, que explicou o que fazer para desinchar e como a alimentação balanceada e a atividade física podem ajudar nesse processo.

O que é e o que causa a retenção?
Segundo o angiologista Thiago Rocha, especialista em cirurgia vascular pela AMB 2011, a retenção de líquido é causada pelo acúmulo de líquido dentro dos tecidos do organismo. Quando o corpo não consegue eliminar fluidos em excesso, eles acabam se acumulando nos tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen, causando inchaço. Mas o que a maioria não sabe é que a retenção pode estar associada a problemas sérios de saúde ou à alteração na alimentação. “Problemas nos rins, cardíacos ou doenças que acumulam muito edema no corpo estão ligados à retenção de líquidos. Porém, o mais comum é que ela ocorra após mudanças nos hábitos alimentares, como consumir comidas com muito sal ou açúcar, pouca hidratação, alimentos embutidos ou multiprocessados e com o consumo excessivo de álcool”, pontua o cirurgião vascular.

Quando a retenção é leve, um ou dois dias de volta aos hábitos saudáveis podem ser suficientes para a eliminação de todo líquido. Além da prática de atividade física, vale apostar também em alimentos anti-inflamatórios e chás como hibisco, camomila e erva-doce, por exemplo. “Eles ajudam na função renal, além de hidratar e retirar substâncias inflamatórias do corpo, para que você se recupere mais rápido. Já os remédios com esse objetivo devem ser evitados, pois podem gerar problemas ainda maiores”, orienta Thiago.

Quais são os sinais da retenção de líquido?
É comum perceber a retenção de líquido nos pés, pernas, pálpebras, rosto e abdômen. Um exemplo são as pernas inchadas ao final do dia, com marcas de pressão dos calçados, aliança nos dedos e relógios no pulso. Os sinais também podem ser percebidos ao pressionar, com os dedos, a região afetada deixando uma marca, um sulco temporário, explica o médico angiologista. Mas além da aparência inchada, Rocha explica que a retenção de líquido pode causar desconforto intestinal, dores corporais, estresse e o agravamento de celulite quando associado a alterações hormonais, que são, inclusive, uma das causas que fazem muitas mulheres reter líquido, explica o profissional.

Mais alimentos in natura, menos retenção de líquido?
Para garantir o bom funcionamento do organismo é necessário ter uma alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos ultra processados, bem como os ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods. A hidratação adequada do corpo também colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

Frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas também contribuem para combater a retenção de líquidos, já que esses alimentos contêm substâncias antioxidantes e desintoxicantes. Frutas como a melancia, o melão e o abacaxi possuem ação diurética, o que ajuda a eliminar toxinas. Outro nutriente importante para ajudar a cuidar do intestino e evitar a retenção de líquido são as fibras, que auxiliam na formação do bolo fecal e, juntamente com a adequada ingestão de água e a prática de atividade física, estimulam o movimento espontâneo intestinal.

Para quem busca uma opção aliada à prática de exercícios, Rocha aposta no consumo de chás, como os de hibisco, camomila e erva-doce, por exemplo. “Eles ajudam na função renal, além de hidratar e retirar substâncias inflamatórias do corpo, para que você se recupere mais rápido. Já os remédios com esse objetivo devem ser evitados, pois podem gerar problemas ainda maiores”, orienta.

Fonte: Bodytech

Fonte: Flowing