• 22 março, 2023

Retenção de líquido: 7 dicas para diminuir o inchaço

retenção de líquido é um problema que incomoda muitas pessoas, não apenas as mulheres, como alguns pensam. Em alguns casos, a simples mudança de hábitos pode resolver o desconforto. Mas em outros casos, o tratamento pode ser um pouco mais complexo.

Então, se você quer saber como diminuir a retenção de líquido e o que causa este problema, acompanhe este conteúdo bem informativo que preparamos para você!

O que é retenção de líquido?

A retenção é o acúmulo de líquidos que ocorre no corpo, que fica dentro dos tecidos, causando inchaços (edemas) nos pés, nos tornozelos, nas pernas, na barriga e até no rosto e no pescoço. 

É por isso que algumas pessoas sentem que a retenção de líquido engorda, porque, de fato, há um acúmulo de água que causa aumento de peso.

Isso acontece porque um ou mais fatores estão interferindo nos mecanismos que controlam a entrada e saída de água das células.

“Como saber se estou com retenção de líquido?”

Para saber se houve um aumento de volume nessas regiões, basta reparar se surgiram marcas de roupas pelo corpo, dos sapatos, das meias ou da calça. 

Também é possível pressionar a pele com o próprio dedo para ver se surge algum sulco. Portanto, se você encontrar perceber uma marca, é porque seu corpo está retendo líquido.

Retenção de líquido: sintomas

Além do inchaço pelo corpo, algumas pessoas apresentam outros sintomas, como:

  • Sensação de peso onde ocorre a retenção;
  • Um leve desconforto;
  • E pele mais brilhante.

Além disso, algumas mulheres percebem o aparecimento de celulites nas regiões com inchaço. Em grande parte dos casos, isso tem causa direta na alimentação e no consumo de água.

O que causa retenção de líquido?

A retenção de líquido na barriga, nas pernas, nos tornozelos e no restante do corpo pode ocorrer por alguns fatores.

Em mulheres, pode acontecer por causa das alterações hormonais, seja no período pré-menstrual, na menopausa ou na gravidez. 

Porém, tanto em homens quanto em mulheres, pode ocorrer por causa do excesso de consumo de sal (sódio), de produtos industrializados e de álcool, sedentarismo e ficar sentado por muito tempo.

A retenção pode também ter origem em outros problemas, como variação na pressão sanguínea do local e pouca quantidade de proteína no sangue, que pode ou não ser causado por distúrbios no rins, no coração, no sangue, no fígado ou na tireoide.

Além disso, a retenção de líquido pode acontecer por causa de remédios, que alteram a permeabilidade, ou reações inflamatórias, que também interferem na capacidade dos vasos de impedir a saída de água.

O que é bom para retenção de líquido?

Existem vários tipos de remédio para retenção de líquido, que são muito mais simples do que você pensa. Então, se você quer saber como eliminar retenção de líquido, veja essas 7 dicas!

7 formas de acabar com a retenção de líquido, com os seguintes itens:
• Água - Beba a quantidade ideal de água por dia para seu peso: 35 ml por quilo.
• Chá diurético - Ajuda o corpo a produzir urina.
• Alimentação balanceada - Evite o excesso de sódio e coma alimentos com bastante água.
• Exercícios de alongamento - Estimulam a circulação sanguínea.
• Prática regular de exercícios - A contração dos músculos “empurra” o excesso de líquido para fora.
• Drenagem linfática - Drena líquidos e toxinas para fora do corpo.
• Remédio diurético - Pode ajudar, desde que seja prescrito por um médico.

Veja o que tomar para retenção de líquido:

1- Beba mais água

Não tem como discutir, o melhor remédio caseiro para retenção de líquido é a água. Para beber a quantidade de água ideal para seu organismo, você deve fazer o seguinte cálculo: 35 ml por quilo.

Bebendo a quantidade de água ideal por dia, os rins funcionam corretamente, assim como as células, e o organismo consegue manter os níveis de sódio sob controle, nem a mais ou a menos. E dessa forma, o corpo não precisa reter líquido para compensar a falta de água.

2- Chá para retenção de líquido

Há alguns chás que podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos. Na teoria, todos eles estimulam a ingestão de água, o que ajuda o corpo a eliminar os líquidos. Mas existem alguns chás específicos de plantas que potencializam a produção de urina. Inclusive, também podem ser utilizados para o tratamento de infecções urinárias.

Alguns exemplos de chás diuréticos são de salsinha, dente-de-leão, cavalinha, hibisco, funcho e chá verde. O ideal é que você consulte primeiro um nutricionista, para saber todos os efeitos que as plantas podem causar.

Mas, como diminuir retenção de líquido de outras formas?

3- Alimentação

Cuidar da sua alimentação é uma das formas de acabar de vez com a retenção de líquido. Em primeiro lugar, você deve diminuir a quantidade de sal que coloca na comida e evitar comer produtos processados, porque elevam o nível de sódio no sangue.

Aliado a isso, você deve consumir mais alimentos ricos em água, como frutas (melancia, maçã e morango) e legumes (couve-flor, pepino e abobrinha).

4- Alongamentos durante o dia

Se você fica muito tempo parado, em pé ou sentado, precisa levantar, caminhar um pouco e realizar alguns alongamentos ao longo do dia, porque o sangue não consegue circular adequadamente.

Os exercícios de alongamento estimulam a circulação sanguínea e, consequentemente, o fluxo de líquidos pelo corpo. Isso também ajuda a diminuir os níveis de insulina e glicemia, que são agentes que causam a retenção de líquidos.

5- Prática de exercícios regulares

A atividade física é a aliada número 1 para quem quer entender como tirar retenção de líquido de uma forma saudável e benéfica e rápida para todo o corpo.

A contração de diversos músculos conduz o excesso de líquido para fora das células, que é eliminado na forma de urina, além de estimular a circulação sanguínea. Por esse motivo, algumas pessoas sentem vontade de ir para o banheiro após os exercícios.

Além de desinchar, praticar exercícios regularmente também promove o emagrecimento e outros benefícios, não só para o corpo, como também para a mente. 

6- Drenagem linfática

A drenagem é um procedimento que auxilia o corpo a eliminar o excesso de líquido e toxinas, por meio de uma massagem corporal. Os movimentos drenam a água até os gânglios linfáticos, que são pequenas estruturas responsáveis por filtrar o líquido do sangue.

7- Redução da retenção de líquido com remédio

Também existem bastante remédios diuréticos, contudo, seu uso deve ser prescrito por um médico. Isso porque a recomendação pode variar de acordo com a quantidade de líquido que seu corpo está retendo e sua causa.

Agora que você já sabe o que e como eliminar a retenção de líquido, está na hora de começar a ter um estilo de vida mais saudável e ativo. Se alimentar bem, beber água, dormir direito são os ingredientes para ter mais qualidade de vida.

Fonte: Cia Athletica

Fonte: Flowing