• 7 junho, 2022

Receitas rápidas de molhos saudáveis para fazer em casa

Os molhos dão toque especial em diversos pratos como massas, grelhados, ensopados e até mesmo nas saladas. Por trazer mais sabor às refeições, o acompanhamento pode incentivar o consumo de vegetais e legumes. Para aqueles que querem opções mais saudáveis, o ideal é optar por molhos caseiros ou molhos prontos com baixos níveis de sódio, gordura, açúcar e aditivos. Um ponto de atenção é em relação aos molhos a base de óleo, maionese ou creme de leite, eles devem ser consumidos com cautela, pois possuem alto teor calórico. 

A nutricionista Giovanna Oliveira da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, graduada em nutrição pela USJT, faz um alerta em relação às opções industrializadas. “Além de muito sal nesses alimentos, há também a presença de gorduras e excesso de calorias, o que é a combinação perfeita para o aumento do risco de doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial. Pode causar também doença renal crônica, pedra nos rins e osteoporose, pois o sódio se liga ao cálcio pela urina, quanto mais sal é excretado, mais cálcio será eliminado também”, explica Oliveira.

Molhos naturais na rotina saudável

Os molhos naturais podem ser grandes aliados para quem busca uma alimentação mais saudável. Tanto molhos quentes quanto frios podem trazer mais harmonia nas receitas. Um simples frango grelhado pode ganhar diversos sabores diferentes se diversificarmos o molho, por exemplo. Vale destacar que molhos emulsionados, que tem como base o óleo, não são a melhor opção para quem está em busca de uma alimentação mais saudável. Molhos com queijos, à base de maionese, creme de leite e manteiga também são igualmente calóricos.

Uma ótima opção são molhos à base de tomates, frutas ou legumes, pois são menos calóricos, mais leves e nutritivos. Acrescentar temperos como pimenta, canela, gengibre, ervas frescas e desidratadas pode dar um toque especial no prato e trazer benefícios para a alimentação. Então não é preciso recorrer a molhos prontos para dar mais sabor às refeições. E para deixar seu prato muito mais gostoso e saudável, a nutricionista Giovanna Oliveira ensina abaixo seis receitas de molhos caseiros super rápidos.Confira! 

Molho de ervas e cottage 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de queijo cottage

2 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

1 colher (sopa) de alho poró fresco picadinho

Sal a gosto

Modo de preparo: Amasse o cottage com um garfo e misture os outros ingredientes ou se preferir passe no mixer.

Molho vinagrete com cebola roxa e salsinha 

Ingredientes:

1 cebola roxa cortada em cubinhos

2 tomates médios cortados em cubinhos

2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente

Azeite a gosto

Sal a gosto

Vinagre a gosto

Modo de preparo: Em uma tigela coloque a cebola, os tomates e a salsinha. Depois tempere com vinagre, sal e azeite a gosto.

Molho de mostarda e mel 

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de mel

1 col de sobremesa de mostarda

2 col de sopa de iogurte desnatado

sal a gosto

1 col de sopa de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo: Para o preparo basta misturar bem todos os itens.

Azeites temperados 

Ingredientes:

Azeite extra-virgem

Ervas de sua preferência

Modo de preparo: Escolha uma ou mais ervas. Higienize e deixe secar bem. Coloque em uma garrafa de vidro com tampa e esterilizada. Deixe repousar por duas semanas para que o sabor das ervas seja bem incorporado ao azeite. Pode ser feito com vinagre também.

Molho de tomate caseiro

Ingredientes:

 1kg tomates frescos ou pelados

 1 dente de Alho

 1 Cebola

 1 colher (chá) de Sal

  Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Refogue o alho, a cebola e a cenoura picada em fogo baixo por 5 minutos. Junte o tomate picado, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe até ficar macio.

Molho branco FIT

Ingredientes:

1 xícara de castanha de caju (crua)

2 xícaras de água

Alho

Cebola

Azeite de oliva

Modo de preparo: Deixe a castanha de caju 30 min de molho na água. Bata as castanhas com 2 xícaras de água até ficar uma bebida homogênea. Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Adicione o molho branco e o sal e a pimenta a gosto.

Fonte: Bodytech

Fonte: Flowing