• 16 junho, 2018

Quer perder peso? Aceitar que emagrecer é um feito difícil pode ajudar

Esqueça a positividade. De acordo com um novo estudo, ter consciência que emagrecer é muito difícil pode ser a chave para perder peso.

Apesar de parecer piada, a conclusão é muito séria e foi feita por psicólogos da Universidade Drexel, nos Estados Unidos.

As descobertas, publicadas no periódico The American Journal of Clinical Nutrition, no entanto, foram acidentais. Os pesquisadores tropeçaram nessa ideia quando estavam investigando algo bem diferente.

Eles queriam ver se, a longo prazo, mudanças na rotina alimentar da casa seriam melhores para a perda de peso do que a terapia comportamental, que geralmente envolve uma atitude positiva. E acabaram descobrindo que aceitar a realidade pode facilitar o processo de emagrecimento.

Experimento durou três anos

Para o estudo, eles dividiram 262 pessoas obesas e com sobrepeso em três grupos diferentes: um foi submetido à terapia comportamental “clássica”, outro realizou mudanças em sua rotina e o último grupo substituiu suas refeições por outras menos calóricas.

A equipe acompanhou o peso dos participantes ao longo de um período de três anos, avaliando-os a cada 6 meses.

Durante o experimento, os participantes foram constantemente lembrados de como a perda de peso é desafiadora, além do papel importante da genética e de outros fatores estavam fora de seu controle.

“A razão pela qual fizemos isso não foi para desencorajá-los”, disse Michael Lowe, um dos autores do estudo, “mas para dar-lhes uma sensação mais realista de quão crucial é para eles fazer mudanças duradouras em suas rotinas alimentares em casa.”.

Autocontrole é a chave

Como resultado, as pessoas do grupo que mudou a rotina tiveram uma restrição cognitiva muito maior que a dos outros grupos e, como consequência, perderam mais peso do que as que passaram por terapia comportamental. O grupo de substituição da refeição apenas se beneficiou de mudanças nutricionais.

Os pesquisadores levantam a hipótese sobre o que poderia explicar esse efeito, dizendo: “Ao questionar a utilidade de construir habilidades de autocontrole, o grupo que modificou a rotina pode ter reforçado um controle mais forte em relação aos alimentos.”

Então, a conclusão é que, se você quer começar a perder peso, faça a psicologia reversa e tente se lembrar de quão difícil é.

FONTE: UOL, Vivabem

Fonte: Flowing