• 27 dezembro, 2022

Quando a Dor nas Costas é um Problema Crônico?

Existem diversas situações na qual dor nas costas pode surgir e sem contar que a intensidade pode ser ora leve e passageira, outras vezes intensa e contínua. Antes de saber o que fazer quando a dor nas costas é um problema crônico, vamos entender os tipos de dores?

Dores agudas ou crônicas

Em geral, as  dores agudas desaparecem sem tratamento com o passar de horas ou dias. É o caso mais comum de dor nas costas. Elas aparecem repentinamente após uma pancada, queda, após uma pessoa levantar ou carregar excesso de peso, por exemplo.1

Por outro lado, algumas pessoas apresentam dores nas costas que duram mais do que três meses, e muitas vezes não têm razão aparente. Essas são consideradas dores crônicas. A dor nas costas crônica pode aumentar com o passar do tempo.

Diagnóstico da dor nas costas

Diagnosticar as causas das dores crônicas é mais complexo do que  diagnosticar  as causas das dores agudas, por isso é necessário procurar ajuda de especialista.3

A especialidade médica que cuida de diagnósticos e distúrbios que afetam as articulações, músculos, tendões, ligamentos, tecido conjuntivo e ossos, se chama reumatologista. Logo, reumatologistas podem diagnosticar o motivo da dor nas costas crônicas e posteriormente tratá-la.3

Você sabia que a dor nas costas crônicas é um dos principais sintomas da espondilite anquilosante o seu diagnóstico pode ser longo? Não deixe de marcar uma consulta com reumatologista. 

Quando procurar ajuda médica?

Na maioria dos casos, a dor nas costas desaparece sem tratamento ou com pequenos cuidados. É necesssário ficar atento e marcar uma consulta médica quando a dor nas costas:

  • For muito intensa, mesmo que tenha sido originada por uma lesão ou trauma;
  • Durar 90 dias ou mais;
  • Causar cansaço constante;
  • Estiver associada a outro sintoma, como dormência ou formigamento, febre, inchaço, dor para urinar, diarreias, vermelhidão nos olhos e lesões na pele.

Fonte: Saúde Novartis

Fonte: Flowing