• 2 julho, 2019

Por que não é bom recorrer à soneca do despertador

Em vez de adiar a hora de levantar, é melhor investigar a causa do cansaço matinal

A tentação é grande: quando o despertador toca, por que não apelar para a função soneca para descansar um pouquinho mais? Talvez porque essa enrolação matinal possa acabar prejudicando seu sono, alerta um artigo publicado no El País.

Adiar o momento de levantar não vai nos proporcionar um sono reparador, e sim causar uma confusão no cérebro, que pode ordenar o aumento da liberação dos neurotransmissores que induzem o sono.
Por isso, o melhor é levantar na primeira vez que o alarme tocar. Se o cansaço matinal persistir, é um sinal para investigar sua causa em vez de mascará-lo com dez minutinhos a mais na cama. Afinal, dormir mal tem relação com outros problemas de saúde, como a hipertensão, os problemas de memória e até o controle do peso.

A maioria das pessoas adultas precisa de 7,5 ou 8 horas de sono por noite, que é o tempo necessário para passar por todos os estágios do sono. Quando essa estrutura está bem definida, temos um sono reparador; caso contrário, despertamos cansados pela manhã. Vários fatores podem alterar esses ciclos de sono, como o ronco, a apneia, o uso de aparelhos eletrônicos à noite e o consumo de tabaco ou álcool.

FONTE: Viva Longevidade

Fonte: Flowing