• 30 janeiro, 2021

Por que é importante colocar-se em primeiro lugar

Olhar para você mesma e atender aos seus desejos e necessidades pode ser um ótimo caminho para ter mais energia na hora de amar e cuidar dos outros. Por isso, não tenha medo de colocar-se em primeiro lugar.

Para muitas mulheres, a maturidade surge como um momento de liberdade. Elas já carregam um potinho de conquistas recheado, os filhos já cresceram, é possível ter mais leveza na carreira e as preocupações vêm somente daquilo que realmente importa.

Mas esse processo nem sempre é tranquilo e sem culpa. Pelo contrário. É muito comum que elas se sintam culpadas por darem mais atenção a si do que para a família ou para as tarefas da casa e do trabalho. E isso acaba roubando a delícia de viver a liberdade que a maturidade pode trazer.

Não tenha culpa de colocar-se em primeiro lugar

Se você não se coloca na sua agenda porque se sente culpada, precisa pensar em mudar essa chave. É cuidando primeiro de si que você terá energia para amar as outras pessoas.

E acredite que priorizar-se não tem nada a ver com egoísmo. Na verdade, ao cuidar de si e fazer aquilo que gosta e tem vontade, você se torna uma pessoa com mais saúde e energia, inclusive para cuidar do outro e desfrutar da companhia das pessoas mais queridas.

Quem está insatisfeito consigo, dificilmente conseguirá ser uma boa companhia, uma boa cuidadora. Porque está sendo apenas parte daquilo que pode ser. Então, viver para ser o mais saudável e feliz que pode é também uma forma de ser generoso com o outro.

O que é colocar-se em primeiro lugar?

Colocar-se em primeiro lugar não é apenas permitir-se alguns mimos, como massagens e uma tarde no salão. É olhar para os seus desejos, para as suas necessidades e não abrir mão de ter um tempo para elas. Pode ser um projeto pessoal, uma rotina de cuidados com a saúde, um novo curso, um café com as amigas, uma viagem, um cinema.

Normalmente, as mulheres acabam não fazendo essas coisas por falta de tempo. Elas cuidam dos filhos, do marido, da agenda de trabalho, do pai, da mãe, dos irmãos, e os planos mais pessoais vão sendo adiados.

Só que esse esquecer-se de si pode minar a sua energia. E aí vem a irritação, a ansiedade, o nervosismo, a insônia. E nesse estado você realmente acha que consegue servir a alguém, cuidar de outra pessoa? Com certeza não.

Por isso é importante cuidar de si e ter na sua agenda pessoal tarefas, situações, encontros que você realmente quer, não somente aquilo que você precisa.

Ao acessar esse lugar de encontro consigo, você passa a ter uma energia interior para emanar ao outro, para dedicar ao outro. Porque, no fim, você sabe que sempre terá um tempo para fazer aquilo que gosta.

FONTE: Maturiboss

Fonte: Flowing