• 22 maio, 2020

Por que dormir mal pode prejudicar o coração

Problemas como apneia e insônia podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas


Muita gente está tendo problemas para dormir durante a pandemia de Covid-19, pois nosso cérebro reforça seu estado de alerta e vigilância quando sente sinais de perigo. Em momentos como este, é importante observar como está a qualidade do sono, pois dormir mal pode ter impacto até mesmo sobre a saúde do coração, aponta um artigo publicado no blog da Faculdade de Medicina de Harvard.

Interrupções no sono (como insônia ou apneia) já foram associadas por pesquisadores ao aumento do risco de desenvolver doenças cardíacas. Uma pesquisa acompanhou a saúde de 2.000 pessoas por cinco anos e revelou que quem tinha um sono de duração irregular apresentou maior risco de doença cardíaca.

Uma boa noite de descanso é importante para evitar o risco de desenvolver doenças cardíacas
Uma boa noite de descanso é importante para evitar o risco de desenvolver doenças cardíacas

Nesse estudo, os participantes que mostraram ter sono mais irregular e que dormiam em horários diferentes tiveram um risco duas vezes maior de desenvolver um problema cardíaco do que aqueles que disseram dormir bem.

Outra pesquisa, feita com mulheres, descobriu que as que tinham pior qualidade de sono consumiam mais doces e açúcar –e mais calorias– do que as que dormiam bem (e a má alimentação é um dos fatores que aumentam o risco de ter doenças cardiovasculares).

Por isso é importante se cuidar para ter uma boa noite de sono. A gente dá aqui 10 dicas para dormir melhor, mas se a insônia e a má qualidade de sono persistirem, é melhor procurar um médico para avaliar a situação.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing