• 15 março, 2020

Por que acordamos de madrugada (e como evitar)

O problema pode ser aquele filme que você decidiu assistir na sua cama


Mesmo quem não tem insônia às vezes acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir. Isso, aliás, é bastante normal, explica ao The Guardian Alice Gregory, professora de psicologia na Universidade de Londres e autora de um livro sobre o tema. “Em geral as pessoas voltam a dormir sem nem perceber que acordaram.”

Acordar de cinco a sete vezes por noite não deve ser nem causa de preocupação, diz a coach de sono Katie Fischer. A questão só passa a ser um problema para quem não consegue pegar no sono de novo ou começa a sentir sono e cansaço logo ao acordar e durante o dia.

Se acordar no meio da noite e não conseguir dormir, levante em vez de ficar rolando na cama
Se acordar no meio da noite e não conseguir dormir, levante em vez de ficar rolando na cama

Para descobrir a causa da falta de sono, os especialistas recomendam começar olhando ao redor para saber se esse despertar não está sendo causado por outras pessoas, como filhos pequenos ou parceiros que roncam alto.

Mudar alguns hábitos também pode melhorar a qualidade do sono. Algumas dicas são parar de tomar café às 15h e tomar água, porque a desidratação leve também nos acorda no meio da noite. E, claro, não consumir bebidas alcóolicas à noite nem comer alimentos que causam gases no jantar.

Antes de deitar, é melhor não comer, trabalhar ou ver filmes na cama. “Você treina o cérebro para associar a cama ao estado desperto”, explica a consultora de sono Maryanne Taylor. Por fim, antes de deitar, não fique pensando sobre o seu dia. “Isso está associado a despertar durante a noite, porque começamos a processar as informações”, diz Taylor.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing