• 17 maio, 2022

O frio chegou: 8 alimentos para aumentar a imunidade


O outono está aí e com ele as temperaturas já começaram a cair e o tempo já começou a ficar um pouco mais seco. Com isso, a incidência de doenças respiratórias tende a aumentar na população em geral a partir de agora. 

E com a covid em cena, isso se torna um cenário um tanto quanto preocupante.

Listamos os melhores alimentos para que seu organismo se mantenha bem protegido contra as armadilhas deste friozinho para sua saúde:

1 – Frutas Cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e fibras, o que estimula a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo. Alguns cuidados são necessários para aproveitar todos os benefícios dessas frutas. 

Consuma-o na sua forma natural, já que o calor diminui a quantidade de vitamina presente no alimento. Frutas sem casca e expostas à luz por muito tempo perdem os nutrientes naturais. 

Por isso, sempre que fizer um suco ou cortar uma fruta, beba ou coma imediatamente Quanto mais azeda, melhor! 

Use e abuse de laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, acerola, entre outras.

2 – Gengibre

Rico em vitaminas C e B6, o tubérculo é um potente aliado no combate à proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Rico em antioxidantes, enfrenta os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. 

O gengibre pode ser consumido em sucos, chás e tempero na comida.

3 – Vegetais verde-escuro

As verduras são alimentos ricos em nutrientes e, por isso, fundamentais para uma alimentação saudável. Quando se trata das verduras verde-escuras, isso é ainda mais verdadeiro por serem grandes fontes de fibras, minerais e vitaminas A, B6 e B12, essenciais para a maturação de células imunes. 

Hora de encher o seu prato de brócolis, rúcula, espinafre, agrião, acelga, couve e mais.

4 – Pimenta vermelha

O alimento rico em vitamina A — substância conhecida pela capacidade de anti-infecção. Assim, ao absorver a pimenta, além de acelerar o metabolismo, o sistema imunológico é fortalecido e, consequentemente, a imunidade do organismo é elevada. 

Ela mantém ainda o sistema digestivo ativo, fazendo com que o trato urinário fique mais eficiente. 

Tudo isso além de trazer um pouco de calor no meio desse frio.

5 – Canela

A canela não apenas é picante, como também possui propriedades que combatem a gripe que a tornam mais útil do que um simples tempero. Suas propriedades antifúngicas e analgésicas podem melhorar a saúde respiratória. 

Tome uma xícara de chá de canela duas ou três vezes ao dia e tenha um potente aliado no seu .

6 – Oleaginosas

Além dos nutrientes importantes para o organismo, as sementes oleaginosas auxiliam na imunidade e no combate aos radicais livres.

Apesar de pequenas no tamanho, as castanhas, as nozes e as amêndoas são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis, ou seja, grandes parceiras da sua saúde nessa quarentena.

7 – Alho

Este é um dos alimentos mais mais eficazes e mais conhecidos para combater doenças. O alho possui propriedades terapêuticas comprovadas uma vez que contém vitaminas A e C, nutrientes com papel fundamental no bom funcionamento do sistema imunológico e suas deficiências estão relacionadas ao aumento de doenças infecciosas. 

Estas são substâncias que ajudam a proteger o corpo contra vírus, bactérias e fungos causadores de problemas de saúde.

8 – Tomate

Além de muito saboroso e presente em nossa culinária cotidiana, o tomate é rico em vitamina C, o tomate é um ingrediente incrível e versátil. 

Ele também possui compostos que auxiliam no combate das doenças do coração, deixando o corpo menos propenso às infecções e baixas na imunidade.

Esses são alguns alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico de forma natural!

Fonte: Opet

Fonte: Flowing