• 18 agosto, 2019

Mutação genética pode atrasar ou adiantar o sono

Estudo explica por que algumas pessoas acordam no meio da madrugada e não dormem mais.

Acordar com as galinhas é uma boa ideia para quem trabalha na fazenda, mas pode ser um incômodo para quem tem outro estilo de vida. Para algumas pessoas, isso não é uma escolha. São as que têm uma fase avançada de sono, ou seja, dormem cedo e acordam no meio da madrugada porque seu ciclo de dormir e despertar –ou ritmo circadiano– não está sincronizado com as demandas do mundo de hoje.

Um estudo recente, publicado no periódico Sleep, mostra que algumas pessoas podem ter herdado da família essa fase avançada de sono, informa o The New York Times. O autor desse estudo, Louis Ptacek, professor de neurologia da Universidade da Califórnia, disse que é normal algumas pessoas terem sono longo e outras terem sono curto –como as notívagas que acordam tarde e as que dormem e acordam cedo.

Pegar no sono muito cedo ou muito tarde não é apenas uma questão de hábito, aponta o estudo Pegar no sono muito cedo ou muito tarde não é apenas uma questão de hábito, aponta o estudo

Acontece que algumas pessoas têm um ciclo diferente, e têm sono muito cedo ou muito tarde. Essa fase avançada de sono, sabe-se agora, é determinada por uma mutação genética extremamente rara. No estudo, apenas 3 em cada 1.000 pessoas mostraram ter essa fase avançada de sono.

A incidência desse padrão provavelmente é subestimada por que acordar super cedo em geral não traz tantos problemas para a vida social e profissional quanto dormir muito tarde. “Pessoas com a fase de sono atrasada geralmente sofrem muito, pois podem ser incapazes de dormir antes das 2,3 ou 4 da manhã e têm que acordar cedo. Elas tendem a ter deficiência de sono e podem não funcionar bem”, diz Ptacek.

Ele conta que uma paciente começou a acordar involuntariamente às quatro da manhã aos 40 anos e, aos 69, procurou um especialista porque começou a acordar às 2 da manhã. “Ela estava deprimida porque ninguém a levava a sério, as pessoas achavam que ela estava sendo antipática quando ela recusava os convites para eventos à noite”, diz.

Quem sofre com esses problemas pode adotar alguns comportamentos para tentar minimizar seus efeitos, diz o especialista. A exposição à luz de celulares e computadores pode atrasar o relógio biológico e fazer as pessoas dormirem mais tarde.

Tomar melatonina também pode ajudar, desde que ela seja usada no momento certo (duas horas antes de dormir). Para quem acorda no meio da noite, Ptacek recomenda fazer exercícios regularmente, evitar grandes refeições perto do horário de dormir e não se estressar com o sono. “Quanto maior a ansiedade, menor a probabilidade de voltar a dormir. Levante, faça algo tedioso por uma hora e volte para a cama.”

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing