• 22 janeiro, 2022

Hipertensão arterial: Como a empresa pode contribuir no cuidado ao colaborador?

     A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença muito prevalente na população brasileira presente em 24,7% da nossa população.

     É uma doença de caráter “silencioso” que inicialmente apresenta poucos ou nenhum sintoma, porém traz complicações graves a longo prazo. 

     De acordo com Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até 85% dos problemas de saúde de seus colaboradores podem ser evitados. Por isso, a prevenção da hipertensão e seus agravamentos é um tema extremamente relevante.

     A doença se caracteriza pela persistência de valores pressóricos acima de 130/80mmHg,  o que aumenta o risco para ruptura de vasos e sobrecarga do coração.

     O desenvolvimento da hipertensão é influenciado por múltiplos fatores de risco, dentre estes estão, o estilo de vida e o ambiente onde a pessoa está inserida. 

     Compreendendo que as pessoas passam grande parte do dia em seu ambiente de trabalho, é importante que haja uma cultura organizacional das empresas que busque informar as pessoas sobre a importância do cuidado e prevenção contra a hipertensão.

     Outro ponto a se considerar é de que durante a rotina de trabalho, os funcionários passam por situações estressantes, como cobranças excessivas de metas, altas cargas horárias e exposição a ruídos, o que favorece o desgaste físico e emocional. Tudo isso pode contribuir para o aumento da pressão.

     Entretanto, além do ambiente laboral, hábitos de vida e condições corporais também influenciam no descontrole da pressão arterial.  A fim de buscar evitar a ocorrência e o agravamento dessas condições hipertensivas, assim como diminuir os gastos de saúde, esta doença deve ser alvo de medidas preventivas a serem adotadas pelas empresas. 

     Fatores como estresse, sedentarismo e alimentação desequilibrada prejudicam a saúde e favorecem o desenvolvimento da pressão arterial. Para tanto, é importante que no ambiente corporativo se viabilize e estimule a adoção de hábitos de vida e cuidados de saúde que contribuam no cuidado à hipertensão arterial.

Como as empresas podem ajudar no cuidado e prevenção da hipertensão?
  • Trabalhando na lógica da medicina preventiva

     A medicina preventiva busca atuar antes que a doença se instale, prevenindo complicações e atuando precocemente no seu controle. Isso se dá a partir da realização de uma avaliação criteriosa da saúde dos colaboradores. Por isso, a realização de exames clínicos e complementares é essencial para ter uma visão mais ampla sobre a saúde dos funcionários. Desta forma é possível verificar quais funcionários têm maior risco de desenvolver hipertensão e atuar especificamente nesses grupos.

  • Estimulando hábitos saudáveis

     Visto que, o bem-estar dos colaboradores interfere diretamente na produtividade. Praticar atividades físicas, ter uma boa noite de sono e manter uma alimentação equilibrada pode tornar a pessoa mais resistente a diversas doenças.

     Estudos de Brigham Young, nos Estados Unidos indicam que, 66% dos colaboradores que têm uma alimentação inadequada apresentam queda de produtividade. É importante salientar que, com ações simples, as empresas conseguem estimular hábitos mais saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

     O estímulo para a melhora das saúde dos colaboradores com os programas de prevenção aumentam também a satisfação no trabalho, a redução do absenteísmo e um maior engajamento dos colaboradores. Além disso, a sinistralidade do plano de saúde é reduzida propiciando maiores possibilidades de investimentos nesta área.

     A Flowing é uma empresa de saúde digital corporativa que, através da tecnologia de fácil acesso, busca informar e proporcionar ao usuário mudanças de hábitos de vida em todas as áreas relacionadas à saúde. 

    O aplicativo Flowing disponibiliza informações plataformas que ajudam seus usuários a reduzir fatores de risco à saúde, como sedentarismo, obesidade e estresse, e oferece ferramentas para mudança de seu estilo de vida. Dessa forma, a Flowing atua na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e muitas outras, promovendo o aumento da produtividade dos colaboradores e uma maior satisfação laboral.

Fonte: Flowing