• 22 abril, 2018

Gelo ou quente? Açúcar é amigo? Arrancou dente, e agora?

Quando a pessoa começa a correr, logo surgem muitas dúvidas. E algumas delas são comuns até entre os corredores mais experientes.

1. Torceu o tornozelo? Compressa quente ou fria?

Quando torcemos ou batemos uma parte do nosso corpo ocorre um processo inflamatório no local, ou seja, uma resposta a essa agressão. Nosso organismo aumenta o calibre dos vasos sanguíneos na região, levando mais sangue, oxigênio e nutrientes. Porém, essa reação de defesa pode trazer dor e acúmulo de líquido, o que pode ser prejudicial na recuperação. A compressa fria é a indicada pois reduz o calibre dos vasos, o fluxo sanguíneo, a dor e o edema na área.

2. Posso correr depois de retirar o siso?

Durante os primeiros sete dias é recomendado evitar atividades físicas e exposição ao calor. Geralmente, depois dessa primeira semana, o paciente já pode retornar à corrida, de forma gradual, evitando treinos de velocidade ou distâncias mais longas nas primeiras duas semanas.

3. Açúcar é amigo ou inimigo?

Talvez o açucar tenha se tornado o bode expiatório na discussão sobre nutrição. Isso é bom por um lado, já que muita gente exagera na substância e se beneficiaria ao reduzir seu consumo. Mas por outro lado, o pensamento radical sobre nutrição também pode trazer consequências negativas. O açúcar tem prós e contras. Do lado positivo, ele pode melhorar o sabor das comidas e fornecer energia rápida durante atividades intensas. Do lado negativo, o consumo excessivo leva, direta ou indiretamente, ao ganho de peso. Aproveitar os benefícios do açúcar e ao mesmo tempo evitar prejuízos exige equilíbrio e inteligência.

Fonte: O Globo por Gustavo Luz

Fonte: Flowing