• 2 setembro, 2017

Faz bem remar

A atividade movimenta o corpo todo e estimula a cooperação

O remo é uma modalidade esportiva bastante completa, que trabalha todos os grupos musculares do corpo e beneficia braços, pernas, glúteos, costas e abdome. O consumo de calorias durante uma hora de prática bate na casa das 600, mas suas vantagens vão além da perda de peso.

A atividade melhora a postura, a flexibilidade e a coordenação motora, promovendo, ainda, um excelente trabalho cardiovascular, que se reflete em bem-estar e maior resistência física.

Uma vez que propicia contato com a água e a natureza de modo geral — embora também exista o chamado remo indoor —, esse esporte atenua o estresse e os impactos da correria do dia a dia. Para completar, favorece o trabalho em equipe e a cooperação mútua. Afinal, até quatro integrantes podem remar num mesmo barco. Os especialistas afirmam que não há restrições para praticar essa modalidade.

Pessoas de qualquer idade e com qualquer condicionamento físico têm sinal verde para remar, inclusive de cientes físicos e visuais — o remo adaptado faz parte dos Jogos Paralímpicos —, sempre depois de passar por uma avaliação pré-esportiva, vale lembrar. Entre as crianças, no entanto, recomenda-se começar a partir dos 12 anos por não existirem barcos adequados para os menores.

Sem água?

Isso mesmo! Muitas academias dispõem da versão indoor de remo, usando, para tanto, o remo ergômetro, que simula os movimentos da atividade. As aulas podem ser focadas na capacidade cardiorrespiratória, no desenvolvimento de força ou, então, misturar vários objetivos. Só fica faltando a paisagem…

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing