• 15 agosto, 2019

Exercício matinal é o que leva à maior perda de peso

Novo estudo mostra que fazer uma atividade pela manhã pode nos animar mais a emagrecer

Quem cedo madruga pode colocar mais uma coisa boa na lista dos benefícios trazidos por esse hábito. Fazer exercícios pela manhã emagrece mais do que em outros períodos do dia, informa um artigo do The New York Times.

A ciência da cronobiologia (ou seja, o estudo de como o horário em que fazemos algo altera a resposta do nosso metabolismo) está despertando o interesse de muitos pesquisadores. Alguns estudos já mostraram, por exemplo, que o horário das refeições afeta o ganho de peso.

Quem prefere fazer exercícios de manhã acaba se tornando mais ativo ao longo do dia

 Como os efeitos do horário das atividades físicas ainda não haviam sido muito estudados, a equipe de Erik Willis, da Universidade de North Dakota, resolveu se debruçar sobre o assunto.

Em um artigo publicado no The International Journal of Obesity, Willis e seus colegas avaliaram diversos dados de partipantes de estudos, como o horário em que se exercitavam e como se alimentavam. Dessa forma, eles descobriram que as pessoas que se exercitavam antes do meio-dia perderam mais peso em 10 meses do que as que faziam atividades após as 15h.

Os participantes do estudo que se exercitam de manhã foram ligeiramente mais ativos ao longo do dia e deram mais passos do que os que se exercitavam mais tarde. Essas pessoas também consumiram, em média, 100 calorias a menos. “Com base nesses dados, eu diria que o horário do exercício tem um papel na perda de peso”, afirma Willis.

Ele reforça que as pessoas que se exercitaram mais tarde também perderam peso e adotaram hábitos mais saudáveis. “Não quero que as pessoas pensem que não vale a pena fazer exercício se não puderem fazer isso logo de manhã. Qualquer exercício, a qualquer hora, é melhor do que nada.”

Fonte: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing