• 2 outubro, 2023

Dicas para vencer a sonolência e ficar acordado durante o dia

Os olhos começam a arder e fechar enquanto trabalhamos ou estudamos, mas ainda falta muito tempo para a hora de deitar na cama e dormir. Pois é! Todo mundo já passou por um ou mais dias assim durante o qual é mais difícil ficar acordado. Essa sonolência diurna pode acontecer por diversos motivos – vamos falar sobre eles aqui.

Neste post você também vai conhecer dicas que vão te ajudar a ficar acordado durante o dia. E não é nada impossível não. Você vai ver que são dicas simples que podem ser seguidas no trabalho ou no home office. Confira! 

Atenção para a sonolência diurna excessiva

Antes de darmos as dicas, você precisa saber a diferença entre o cansaço que acontece de vez em quando e a sonolência excessiva diurna (SED). Também conhecida como hipersonia ou hipersonolência, a sonolência excessiva diurna (SED) é a incapacidade de nos mantermos alertas ou acordados durante o dia. Podemos acabar dormindo ou cochilando durante as tarefas corriqueiras do dia a dia. 

A SED é perigosa porque a pessoa pode pegar no sono em situações que exigem atenção, como o trânsito. O diagnóstico desse problema deve ser feito pelo médico. Como diferentes motivos podem levar a pessoa a sofrer com a sonolência excessiva diurna, o tratamento não é exatamente o mesmo para todos os pacientes. Então se a sua vontade de dormir durante o dia é constante, procure ajuda médica porque pode ser SED.

Motivos pelos quais é difícil ficar acordado durante o dia

Agora que explicamos o que é a SED, vamos falar sobre outros motivos que podem levar você a ter dificuldade em ficar acordado. São eles:

  • Péssimas noites de sono;
  • Distúrbios do sono;
  • Alimentação inadequada;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Desidratação;
  • Depressão;
  • Alguns medicamentos;
  • Diferentes problemas de saúde, como resfriados e gripes.

Todos estes motivos, sozinhos ou em conjunto, podem fazer com que você sinta sono durante o dia. E atenção! Não é porque eles estão em outro tópico aqui neste post que são menos importantes. É preciso tratá-los para que não possam prejudicar mais ainda sua saúde. 

Dicas para ficar acordado durante o dia

Antes de seguir qualquer dica, é necessário investigar qual o motivo da sua sonolência. Só assim você vai tratá-la da forma certa tendo acompanhamento médico. Agora se o soninho tá chegando durante o dia por conta de uma ou outra noite mal dormida, dá para seguir algumas. 

1 – Faça intervalos durante suas atividades

A concentração em uma única atividade pode levar à exaustão e prejudicar a qualidade do seu trabalho, por isso faça intervalos a cada duas horas. Mas saia da frente do computador. Levante-se para que seu sangue possa fluir pelo corpo e para também seguir algumas das próximas dicas.

2 – Faça um lanche

Mas evite lanches açucarados, refrigerantes ou carboidratos como pão branco. Uma boa aposta são as frutas.

3 – Nada de almoço pesado

E falando em alimentação, na hora do almoço evite comidas pesadas. Invista em saladas, ovos cozidos, frango e grãos integrais.

4 – Mantenha seu espaço de trabalho iluminado ou se exponha ao sol

Uma boa iluminação pode ajudar a diminuir a sonolência. Um estudo chinês concluiu que uma lâmpada de 400 quilowatts com temperatura de cor controlada reduz a sonolência por ser um nível de iluminação que replica a luz do dia. 

Caso não seja possível ter um ambiente claro, exponha-se à luz do sol. Vai ajudar o ritmo circadiano, que diz ao nosso corpo quando dormir e quando acordar, a manter-se funcionando corretamente. 

5 – Faça exercícios físicos  

A endorfina, hormônio produzido como resultado dos exercícios físicos, traz uma sensação de bem-estar e ajuda a aumentar nossa energia e melhorar a concentração.

6 – Tire um cochilo

Mas cuidado com o tempo! O cochilo ideal deve durar entre 15 e 30 minutos. Dessa forma você consegue descansar de fato sem entrar nos estágios mais profundos do sono. Além disso, dormir muito durante o dia pode atrapalhar o sono da noite, o que deve ser evitado!

7 – Tomar café é uma boa?

O brasileiro é fã do cafezinho e apela para essa bebida na intenção de ter mais energia. Tá tudo bem ir na cozinha de casa ou na copa do trabalho beber um pouquinho de café, mas esse hábito tem uma hora limite. Se for apelar para o cafezinho, faça isso até pouco depois do almoço. Depois disso, a cafeína pode atrapalhar o sono noturno. 

Lembre-se: não siga essas dicas caso você se sinta cansado todos os dias. Procure um médico, pois você pode estar sofrendo de um problema mais sério do que um cansaço eventual.

Bom dia!

Fonte: Texto retirado do Blog Persono
Link: https://persono.com.br/insights/sono-e-saude/dicas-para-vencer-a-sonolencia-e-ficar-acordado-durante-o-dia

Fonte: Flowing