• 22 fevereiro, 2021

DEVO SABER QUAL É A MINHA PISADA PARA COMPRAR UM TÊNIS

Na loja, entre tantas ofertas de cores, modelos e preços, ainda pode surgir a questão: “Sua pisada é neutra, pronada ou supinada?”. “Pronaoquê?”, você pode perguntar ao vendedor.

Mas será essa informação é mesmo necessária na hora de comprar um bom tênis de corrida? O fisioterapeuta da CareClub e especialista em reeducação funcional de corredores Fábio Bessa responde a seguir.

Antes de mais nada, o que é pisada neutra, pronada ou supinada?

A pisada é a maneira com que seu pé passa pelo chão durante a passada. No caso do corredor neutro, o pé “gira” levemente para dentro, no do pronador, há uma rotação mais acentuada para dentro e, no do supinador, um maior contato da lateral externa do pé com o solo (em linguagem informal, ele “pisa para fora”).

E como eu descubro a minha pisada?

Há testes para a identificação da pisada em lojas de tênis, vários deles gratuitos. Mas há avaliações de todo o movimento durante a corrida que são mais importantes, já que pisada é diretamente influenciada pela postura na corrida. Nesses testes mais completos – feitos em clínicas de medicina esportiva como a CareClub –, um especialista analisa sua corrida, vê se algo precisa mesmo ser corrigido e indica um eventual tratamento (com exercícios ou até o uso temporário de uma palmilha ou um tênis específico). Nem sempre o modelo indicado para o seu tipo de pisada é a melhor opção para você, até porque a correção vai muito além da pisada em si. Vários estudos recentes mostram, por exemplo, que a pronação continua a acontecer mesmo quando usamos tênis para pronadores. Em muitos casos, esses modelos (mais rígidos na parte interna) causam desconforto e dores nos corredores.

Se eu não puder fazer essa avaliação mais completa, como escolho o tênis?

O mais importante é com certeza o conforto!  E isso não é apenas achismo ou experiência clínica, estudos científicos demonstram que nossa economia de corrida é melhor (somos mais eficientes) quando estamos com um tênis confortável nos pés. No geral, tênis neutros funcionam bem na maioria dos pés. Mas, na hora da compra, coloque o modelo escolhido nos pés. Ande e trote com ele na loja. Testar é imprescindível.

FONTE: Careclub

Fonte: Flowing