• 2 setembro, 2017

Corrida e joelhos

Como evitar as lesões que a corrida pode causar aos joelhos

Correr é, sem dúvida, um dos exercícios mais práticos, porém exige orientação médica e preparo técnico para respeitar os limites cardiorrespiratórios e para não lesionar o aparelho locomotor, em especial os joelhos.

Afinal, eles recebem um impacto que corresponde a cerca de três a seis vezes o peso do corpo a cada passada. De forma geral, essas articulações são afetadas, sobretudo, por excessos de treino, tanto em relação ao tempo quanto à intensidade da prática e por fragilidade ou desequilíbrio muscular.

Há, ainda, fatores que predispõem o corredor a problemas, como o tipo de pisada, a anatomia dos joelhos e o sobrepeso.

Uma forma de prevenir lesões é fortalecer a musculatura do quadríceps e o músculo lateral do quadril com exercícios funcionais, bem como tornozelos e pés com exercícios de equilíbrio. Além disso, um aquecimento de dez minutos antes de treinar, com caminhada vigorosa ou corrida leve, contribui para proteger os joelhos e as demais articulações exigidas nessa atividade.

Para completar, o corredor deve seguir um bom programa de treinamento, sem exageros, e optar por superfícies de menor impacto, como esteira e pista de atletismo.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing