• 8 julho, 2020

Coronavírus: biomédico explica como higienizar a casa

O Dr. Bactéria dá dicas para manter a casa longe do Covid-19 e também explica como higienizar ambientes onde estão pacientes infecctados

Coronavírus: biomédico explica como higienizar a casa  (Foto: GettyImages)
Coronavírus: biomédico explica como higienizar a casa (Foto: GettyImages)

O que fazer para manter a casa livre do Coronavírus? O Covid-19, considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial Saúde), está espalhando-se rapidamente ao redor do mundo. No Brasil já são mais de 75 casos confirmados.

Para conter a proliferação do vírus, médicos indicam a lavagem constante das mãos com água e sabão e também o uso de álcool gel. “Passe álcool por 20 segundos. Para contar o tempo, cante duas vezes ‘Parabéns para você'”, indica o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria.

A limpeza dentro de casa também deve seguir algumas recomendações básicas. Veja abaixo as dicas do Dr. Bactéria!

Entrar de sapatos em casa, pode?
“Na rua você pisa em todo tipo de material: cuspe, insetos, poeira, animais”, alerta o biomédico. Por isso, o indicado é retirar os calçados antes de entrar na residência ou utilizar um capacho de vinil. A escolha pelo material é indispensável, já que ele pode ser lavado. “Lave o capacho toda semana. E lembre-se de borrifar [diariamente] desinfetante à base de quaternário de amônio”, indica. 

Mas atenção, caso você tenha visitado hospitais ou cemitérios é preciso escovar as solas dos sapatos com desinfetante. “Em seguida, jogue bicarbonato de sódio dentro do calçado e deixe ‘respirar’ por 24 horas”, alerta. 

Como higienizar a casa?
A limpeza deve ser efetuada normalmente. “Utilize desinfetante ou uma solução de vinagre e água para limpar o piso“, sugere o biomédico. Nas superfícies, álcool 70% pode ser utilizado. “O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o álcool”, explica Figueiredo. 

Caso tenha algum paciente infecctado com coronavírus na residência, a limpeza deve seguir novas orientações. “Utilize avental descartável, máscara, protetor de cabelos e pés, e luvas para efetuar a limpeza”, afirma. Além disso, o desinfetante comum deve ser substituído por um à base de álcool ou hipoclorito. 

E o smartphone?
“O celular pode ser um vetor para qualquer tipo de organismo”, alerta o biomédico. Por isso, é preciso higienizá-lo uma vez por semana ou diariamente, caso você trabalhe na área da saúde.”Não indico utilizar o álcool gel, pois ele tem água e pode oxidar o aparelho”, explica. O ideal é limpar o eletrônico com um lenço embebido em álcool isopropílico. “É rápido. Em um minuto, a limpeza está completa”, finaliza o Dr. Bactéria. 

FONTE: Casa Vogue

Fonte: Flowing