• 16 dezembro, 2020

Como substituir alimentos, mas sem perder valor nutricional?

Confira uma lista de alimentos que vão te ajudar a montar um prato bonito e com qualidade


Se você adora o prato brasileiro mais tradicional de todos, o bom e velho feijão com arroz, sabe bem que o preço desses alimentos tem aumentado nos últimos meses. Se não for possível colocar essa combinação no prato todos os dias, é possível substituí-la por outros ingredientes, mas sem renunciar aos principais nutrientes.

Mas, como?

Confira uma lista de alimentos que vão te ajudar a montar um prato bonito, com qualidade e sem pesar no bolso

Por exemplo, é possível trocar o arroz por cuscuz de milho, ao passo que o feijão pode ser substituído por lentilha ou ervilha. O importante é saber que estar consciente da composição dos pratos vai além de economia no bolso: é pensar sobre o desperdício de comida, principalmente o de arroz.

É o que ressalta a nutricionista Adriana Stavro sobre alimentação no portal de notícias R7, em matéria assinada pela repórter Márcia Rodrigues. “O arroz é o item que mais sobra nos pratos, tanto fora quanto dentro de casa. As pessoas colocam muito arroz no prato e ele acaba sobrando. Dificilmente você vê sobras de proteína, por exemplo.”

Adriana Stavro, ao lado da nutricionista Camila Ricioli, aproveitou também para dar dicas de como trocar alguns alimentos por outros, mantendo o valor nutricional no prato. Confira:

Você pode substituir o arroz por:

Abóbora, batata-inglesa, batata-doce, cuscuz de milho, inhame, macarrão, mandioca, quinoa.

Você pode substituir o feijão por:

Lentilha, ervilha e até mesmo por outros tipos de feijão, como o vermelho, branco, fradinho, de corda.

Você pode substituir a cebola por:

Alho, alho-poró, cebolinha, louro, orégano, salsinha.

Você pode substituir o ovo por:

Queijo e sardinha.

Você pode substituir a carne por:

Cortes mais baratos, como acém e músculo (ou quem sabe por proteína vegetal)

Alimentos da safra podem ser mais econômicos

Olhar para alimentos de safra traz mais que economia à mesa: possibilita também qualidade de vida e bem-estar, porque eles possuem menos agrotóxicos. Em novembro, por exemplo, é possível consumir mais legumes e verduras frescas, como brócolis e cenoura.

Nesta lista feita pela nutricionista Paola Lisboa para o site Conquiste sua Vida, a profissional indica 9 alimentos da safra de novembro que você pode adicionar à sua alimentação:

  • Banana
  • Framboesa
  • Coco-verde
  • Berinjela
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Alho-poró
  • Espinafre
  • Brocólis

E aí? Já conseguiu pensar numa refeição bacana para usar esses ingredientes? Compartilhe com a gente na caixa de comentários logo abaixo!

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing