• 15 agosto, 2019

Como se expor menos à poluição do ar

Às vezes, respirar um ar melhor é só uma questão de mudar um pouco o caminho do trabalho.

Quem vive em grandes cidades em geral se confronta todo dia com um problema: a poluição do ar, uma ameaça invisível à nossa saúde, como contamos aqui. Mas, se não temos o poder de deixar o ar mais limpo, existem algumas coisas que podemos fazer para nos proteger dos efeitos da poluição, aponta um artigo do The New York Times.

Mude a rota

Dentro da mesma cidade existem níveis diferentes de poluição do ar. Ao se locomover a pé ou sair para fazer exercícios, prefira ficar longe das avenidas mais movimentadas. Seguir por uma via paralela que fique uma quadra depois já reduz à metade a poluição respirada. Isso também vale para quem anda de carro, pois a poluição fica concentrada dentro do veículo. Andar por uma avenida congestionada, aliás, nos expõe a menos poluição do que ficar dentro do carro no trânsito.

Em algumas cidades, a poluição é maior nas primeiras horas da manhã, por causa da inversão térmica

Escolha o melhor horário

Os picos de poluição se concentram na hora do rush, é claro. Mas pouca gente sabe que a qualidade do ar é pior pela manhã, quando acontece um fenômeno no qual a camada quente de ar segura a fria embaixo de si, aprisionando a poluição naquele local. Descubra se esse fenômeno acontece na sua região e escolha os melhores horários para sair.

Evite fogueiras

À primeira vista elas parecem mais naturais do que a exaustão de carros e caminhões, mas sua fumaça está cheia de partículas que penetram no organismo e fazem mal à saúde. Portanto é melhor manter distância delas –mesmo na festa junina.

Use um purificador

Se você mora em um lugar muito poluído, considere adotar um purificador de ar em casa. Os melhores modelos são os HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance). Eles não removem todos os poluentes, mas podem melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

Fonte: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing