• 18 agosto, 2021

Como se exercitar com pouco tempo2 min

Agora não tem mais desculpa: veja como se exercitar em meio à rotina atribulada

Muita gente se inscreve numa academia e só vai nos primeiros dias, mesmo que continue a pagar as mensalidades. Entre as desculpas alegadas sempre aparece a falta de tempo. O cansaço causado pelo dia a dia também costuma ser culpado. A boa notícia é que dá para se exercitar durante a correria cotidiana. Conheça algumas estratégias para mexer o corpo, até mesmo no expediente do trabalho:

  • De degrau em degrau…

…rumo ao peso saudável. Sim, trocar o elevador pela escada do prédio, seja no condomínio ou na empresa, é uma boa opção de exercício. E ajuda a emagrecer. Subir de 5 a 10 lances de escada equivale 5 a 10 minutos de corrida, ou 2 km. É que grupos musculares como os localizados na coxa promovem um grande gasto energético.

  • Conte os passos

Essa é outra boa forma de entrar no combate ao sedentarismo. Hoje já existem aplicativos e aparelhos, como o pedômetro, que nos ajudam a contar os passos que damos. O número de passadas indica nosso nível de condicionamento:

  1. Até 5 mil passos diários: sedentário
  2. De 5 mil a 7 mil: insuficientemente ativo
  3. De 7500 a 10 mil: ativo fisicamente
  4. Acima de 12.500 passos: bom condicionamento cardiorrespiratório 

Para ter uma idéia, de 10 a 12 mil passos equivalem a um trajeto de 4 km a 6 km.

  • Desça um ponto antes

Para quem anda de ônibus, um jeito esperto de começar a ter mais condicionamento é descer um ponto antes e dar aquela caminhada até a casa.

  • Lembra do polichinelo?

Quase todo mundo fez exercício físico no qual se salta repetidamente, alternando a abertura de braços e pernas. Ele é simples, não exige muito espaço e é super eficiente. Se você não tiver problemas articulares, pode fazer numa boa. Na primeira semana, faça 3 séries de 15 e, nas seguintes, vá aumentando gradativamente: 3 de 20, 3 de 30, 3 de 40, 3 de 50 e 3 de 60.

  • Video Games e aplicativos

Hoje já existem até games e apps que permitem que a gente se exercite de leve. Mas isso só vale para quem não apresenta nenhum problema sério de saúde ou alguma lesão. 

Lembre-se, o importante é se exercitar!

Fonte: Vida Saudável