• 1 maio, 2021

COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL

A hipertensão é uma doença que, quando não tratada, pode levar a diversas complicações graves, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame). É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Quem já sofre da doença tem de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica. 

Para medir a pressão arterial corretamente, é necessário tomar alguns cuidados antes e durante o procedimento. De forma geral, recomenda-se que a medida seja feita pouco antes das refeições e de tomar seus medicamentos.

Antes de aferir a pressão, é preciso seguir algumas recomendações como, não praticar atividade física até uma hora antes, não fumar nem consumir bebidas alcoólicas pelo menos 30 minutos antes da medição, esvaziar a bexiga e repousar por cinco a dez minutos antes de iniciar o procedimento.

Os aparelhos mais indicados são os eletrônicos, pois são mais fáceis de manusear. Para obter melhores resultados, siga este passo a passo:

  • Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo, ou no punho esquerdo, dependendo do tipo de aparelho que você tiver. 
  • Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e vire a palma da mão para cima;
  • Quando a braçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale nem movimente o braço. A maioria dos aparelhos é bastante simples de usar, basta apertar um botão que ele começará a medição.

Após alguns segundos, a braçadeira começa a desinflar e aparece uma sequência de números no visor do aparelho. O primeiro, que normalmente fica em cima, corresponde à pressão sistólica, o segundo, embaixo, corresponde à diastólica ou mínima. Geralmente, os aparelhos mostram três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9. Alguns aparelhos trazem um terceiro valor, que comumente se refere ao número de batimentos cardíacos por minuto. 

Se seu resultado for acima de 139 x 89 mmHg, é importante procurar um médico, pois esse valor é considerado o estágio 1 da hipertensão, pela American Heart Association (Sociedade Americana do Coração) e pela American Stroke Association (Sociedade Americana do AVC). Se você já é hipertenso e obteve pressão sistólica igual ou maior que 180 (ou 18, dependendo do aparelho) e/ou a pressão diastólica maior que 120 (ou 12), procure imediatamente um pronto-socorro. 

É importante destacar que é possível que a pressão apresente uma variação de até 10mm/hg entre um braço e outro, e também pode-se observar alterações aceitáveis na pressão ao longo do dia. Por isso é recomendado que seja verificada no mesmo braço e na mesma hora!

Jamais pare de tomar os medicamentos prescritos e registre suas medidas para mostrar ao médico cada vez que você tiver uma consulta. Só ele poderá ajustar o tratamento para garantir o controle da pressão arterial.

O controle da pressão arterial é fundamental para evitar riscos à saúde e garantir uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Drauzio Varella

Fonte: Flowing