• 15 março, 2020

Como lavar as mãos mata o novo coronavírus

A higienização com água e sabão é altamente eficiente –até mais do que o uso do álcool em gel


Os vírus podem sobreviver durante várias horas fora do nosso corpo, por isso podem ser transmitidos quando tocamos em uma superfície contaminada por eles. Desinfetantes e álcool em gel são boas maneiras de eliminá-los, mas o melhor mesmo continua sendo lavar as mãos com água e sabão –e o professor de química Palli Thordarson, da Universidade de New Wales, na Austrália, explica por que em um artigo para o The Guardian.

O Sars-Co-V-2, assim como outros vírus, tem uma membrana de gordura que é seu ponto mais fraco. Quando usamos sabão, ele dissolve a membrana de gordura e o vírus se desfaz e fica desativado.

A gordura presente no sabão destrói a membrana do vírus e o desativa
A gordura presente no sabão destrói a membrana do vírus e o desativa

Isso acontece porque o sabão tem substâncias semelhantes a gorduras que são muito parecidas com as que estão na membrana do vírus. Quando o sabão entra em contato com o vírus, suas moléculas competem com as que estão na membrana do micro-organismo –é mais ou menos assim que o sabão tira sujeira das nossas mãos.

O sabão não só afrouxa a “cola” entre o vírus e a nossa pele mas as ligações entre as proteínas, as gorduras e o material genético do vírus.

Produtos à base de álcool que contenham de 60% a 80% de etanol também podem eliminar os vírus dessa maneira. O sabão leva vantagem porque com um pouco dele dá para cobrir facilmente toda a mão. No caso do álcool, é preciso embeber o vírus no álcool por um momento, e esfregar álcool em gel na mão não garante que toda a superfície foi coberta. “Sabão é melhor, mas use álcool em gel quando ele não estiver disponível”, afirma o especialista.

Já sabe como lavar as mãos da maneira correta? Confira, a seguir, as recomendações da Anvisa:

COMO HIGIENIZAR AS MÃOS

1 – Enxágue as mãos

2 – Coloque na palma da mão sabonete suficiente para cobrir toda a superfície dela

3 – Friccione as palmas das mãos entre si

4 – Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos (e depois faça o mesmo trocando as mãos)

5 – Entrelace os dedos e friccione o espaço entre eles

6 – Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e depois troque as mãos)

7 – Use a mão esquerda para esfregar o polegar direito (e depois troque as mãos)

8 – Friccione a ponta dos dedos e as unhas da mão esquerda contra a palma da direita (e depois troque as mãos)

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing