• 12 abril, 2021

BEBIDAS ALCOÓLICAS PODEM AUMENTAR A PRESSÃO ARTERIAL. SAIBA QUAL O LIMITE SEGURO

Muitos estudos sobre o assunto indicam que pessoas que consomem bebidas alcoólicas com regularidade ou em excesso têm o dobro de chances de desenvolver a hipertensão arterial em relação a pessoas abstêmias ou consumidores leves.

Isto se deve ao fato de que o álcool colabora para o enrijecimento das artérias, prejudicando o bombeamento de sangue pelo corpo. 

Diante disto, de acordo com os estudos há uma quantidade limite de álcool que pode ser ingerida por dia sem prejuízo à pressão arterial. 

Devido a diferenças em relação à distribuição da gordura corporal, superfície corporal e a solubilidade do álcool, homens e mulheres metabolizam o álcool de modo diferente.

Portanto recomenda-se que o consumo de álcool para homens não ultrapasse 30 ml de etanol/dia, contidos em 50 ml de bebidas destiladas (uísque, vodca, aguardente, etc.), 240 ml de vinho, ou 600 ml de cerveja. Em relação às mulheres e indivíduos de baixo peso, a ingestão alcoólica não deve ultrapassar 15 ml de etanol/dia.

O importante é saber que para manter a saúde das artérias em dia, mesmo fazendo o uso de bebidas alcoólicas, vale a pena maneirar no consumo, aproveitando com moderação. Saiba mais e previna-se!

Fonte: Flowing