• 1 setembro, 2017

Alimentos ricos em vitamina C

Vitamina C  – Capriche na ingestão de alimentos ricos nesse micronutriente!

Presente nos vegetais e nas frutas, especialmente as cítricas, a vitamina C, ou ácido ascórbico, é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois participa da produção de colágeno — elemento que compõe ossos, ligamentos, tendões, músculos, pele e vasos sanguíneos —, repara tecidos do corpo, fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, ou seja, protege as células dos radicais livres.

Um homem adulto precisa de 90 miligramas desse micronutriente por dia, meta que dá para cumprir com uma fatia de abacaxi ou uma única acerola, enquanto uma mulher requer 75 miligramas. O que passa disso é descartado pelos rins, razão pela qual só vale recorrer à suplementação com orientação médica. Além do mais, em excesso, a vitamina C pode levar à formação de cálculo renal. O segredo é suprir as necessidades diárias por meio da dieta, sem falhas. Alguns benefícios, na prática:

• evita que gripes e resfriados se prolonguem e evoluam para um quadro mais grave — de pneumonia, por exemplo —, embora não combata essas viroses, como se acredita por aí.

• ajuda a combater o envelhecimento da pele, justamente por causa de seu poder antioxidante, e ainda tem efeito clareador. Contudo, não bastam aqui o alimento-fonte nem o suplemento. É preciso usá-la de forma tópica, em cremes e soluções.

• torna a urina mais ácida, o que contribui para prevenir infecções uriná- rias recorrentes na população feminina.

• melhora a absorção do ferro ingerido, por isso a combinação de uma proteína animal, fonte desse mineral, com um alimento rico em vitamina C é bastante salutar.

FONTE: Juntos pela Saúde

 

Fonte: Flowing