• 2 maio, 2021

QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER O PESO ADEQUADO PARA A SUA SAÚDE?

Muito se fala em peso ideal e emagrecimento, porém,  a busca por um peso adequado vai muito além do padrão de beleza que tanto se discute. Você sabe qual a real importância do peso corporal para sua saúde?

São muitas as variáveis que permeiam esse assunto. Primeiramente, devemos compreender que ser magro não é sinônimo de ter um corpo saudável. Para ser saudável, o peso precisa estar de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal).

O índice de Massa Corporal é um parâmetro internacional adotado pela Organização Mundial da Saúde, usado para calcular se uma pessoa está ou não no peso ideal. Ele é calculado dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado.

Com o resultado do cálculo, confira o seu IMC:

  • abaixo de 17: muito abaixo do peso;
  • entre 17 e 18,48: abaixo do peso;
  • entre 18,5 e 24,99: peso normal;
  • entre 25 e 29,99: acima do peso;
  • entre 30 e 34,99: obesidade I;
  • entre 35 e 39,99: obesidade II (severa);
  • acima dos 40: obesidade III (mórbida).

Dados do Ministério da Saúde trazem que 53,8% da população brasileira está em sobrepeso. Isso não se relaciona somente à beleza e estética. Ter um corpo saudável e estar em dia com a balança significa evitar a proliferação de doenças como, diabetes, colesterol alto, problemas de circulação, doenças cardíacas, problemas respiratórios, câncer, gordura  no fígado, apneia do sono entre outras.

Outro ponto importante é que, manter o peso ideal não se baseia apenas em questões físicas. O emocional também sofre as consequências de não ter uma vida saudável, como é o caso da depressão e estresse.

O corpo humano funciona como uma máquina: se soubermos cuidar bem dele com uma alimentação saudável, check-up médico em dia e atividades físicas regulares, as chances de ele funcionar corretamente, evitando doenças e baixa imunidade, são muito altas.

Por isso, devemos sempre manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, evitando possíveis complicações com a saúde e melhorando a cada dia a qualidade de vida.

Fonte: Flowing