• 18 setembro, 2021

8 dicas para prevenir a pressão arterial alta

A hipertensão arterial é o aumento crônico da pressão arterial que, embora não tenha cura, pode ser controlada. Segundo o cardiologista Leandro Santini Echenique, essa é uma doença comum e silenciosa e a maioria dos casos pode ser identificada apenas com a leitura da pressão arterial. O médico alerta que a prevenção da pressão arterial alta é fundamental, “uma vez que os níveis elevados causam aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros”, explica.

 
Como fazer a prevenção da pressão arterial alta

Hábitos saudáveis são responsáveis para a prevenção e controle da doença. Confira oito dicas de como algumas atitudes simples do dia a dia podem te ajudar:


Exercite-se!

Além de todos os benefícios que a prática de exercícios físicos traz ao corpo, ela ainda ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir o peso corporal – outro agente que contribui para a hipertensão. As atividades aeróbicas são as mais indicadas. Comece devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. A musculação é um ótimo agente preventivo da hipertensão arterial, pois contribui para melhora da circulação periférica e da saúde cardiovascular. O risco de pessoas sedentárias apresentarem pressão alta pode variar de 20 a 50%. 

​Reduza o consumo de sal

O impacto do consumo excessivo de sal na pressão arterial não é novidade. Mas não é só na adição de sal nas preparações de alimentos que devemos ter cuidado. Evite produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos, temperos prontos e procure não adicionar mais sal ao seu prato, buscando sempre substituir por temperos naturais. Além disso, opte por uma alimentação sempre saudável, composta por frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. 


Cuidado com a gordura na cintura

O acúmulo de gordura na região abdominal tem ligação direta com a hipertensão, infarto e diabetes. Conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde, a medida limite para os homens é 94 cm, enquanto para as mulheres até 80 cm. Para isso, não tem mistério: é a combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas. 


Reduza a ingestão de álcool O consumo de bebidas alcoólicas pode ser danoso a sua saúde, por este motivo, reduza ou elimine o seu consumo.


Não fume

A nicotina é um dos elementos responsáveis pela pressão alta, além de todos os outros malefícios da substância. Pelo bem da sua saúde, largue o cigarro de vez!


Elimine o estresse

O estresse excessivo é um dos responsáveis por desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão. Respeite seus limites, durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Lembre-se sempre de que a sua saúde emocional está diretamente ligada à sua saúde física!

Vitamina D 

Sintetizada principalmente pela exposição à luz solar, a vitamina D ajuda no equilíbrio circulatório. Sua carência pode ocasionar não só o aumento na pressão, como também tontura e transpiração em excesso.


O dr. Leandro Echenique lembra ainda que o recomendado é que cada pessoa faça a medição de sua pressão arterial uma vez por ano. “Já em casos de pacientes que já apresentam diagnóstico de hipertensão arterial, o médico orientará a periodicidade das medidas de pressão arterial de acordo com os dados da história clínica e do exame físico”, explica.


Fonte: Flowing