• 22 abril, 2018

6 razões para começar a fazer um esporte

Apesar dos inúmeros benefícios do exercício físico – prevenção de problemas como hipertensão, diabete e até câncer, muita gente ainda não abandonou o sedentarismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 50% da população mundial não pratica exercício físico em quantidade necessária para melhorar a saúde (pelo menos 150 minutos de exercício moderado ou 75 de exercício intenso por semana).

Se você ainda não deu o primeiro passo, saiba que o poder do esporte vai muito além da conquista de um corpo mais bacana. “Podemos ver o exercício físico como um agente otimizador de diversas áreas de nossa vida. Fazendo um paralelo, devemos considerá-lo um capital, um investimento que vai contribuir diretamente para um bem-estar futuro, não só no aspecto biológico, mas também psicológico e social”, afirma o médico do esporte da CareClub Guilherme Dilda. A seguir, ele lista uma séria de vantagens na prática de atividades físicas.

Capital físico: O exercício realizado de forma rotineira melhora nossas habilidades motoras, a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular, a composição corporal, a saúde dos ossos e o sistema imunológico. Em termos de prevenção de doenças, contribui para reduzir o risco de diabetes tipo 2; doenças cardiovasculares, hipertensão, AVC e diversos tipos de câncer. Resumidamente, o exercício físico faz com que o indivíduo viva mais e melhor!

Capital emocional: Existe uma grande evidência científica de que o exercício físico regular tem um efeito positivo no bem-estar emocional. É uma forma de diversão, onde o indivíduo se torna mais alegre e com maiores índices de satisfação. Há uma melhora da autoestima e auto-percepção corporal. Sendo assim, o exercício é uma ferramenta preventiva e terapêutica em relação a transtornos como estresse, ansiedade e depressão.

Capital individual: Estudos mostram que a prática esportiva melhora as habilidades sociais e não cognitivas. Exercícios físicos oferecem contextos de aprendizados que facilitam o desenvolvimento de capacidades como espírito esportivo, honestidade, integridade, respeito e comprometimento. A pessoa aprende a lidar com desafios morais e sociais que encontrará durante a vida, porém em um ambiente seguro, onde a consequência de um erro é menos severa, facilitando assim o desenvolvimento de um perfil de liderança, com melhora no poder de comunicação, tomada de decisão e trabalho em equipe.

Capital social: Atividades físicas bem estruturadas melhoram o comportamento social, podendo combater condutas antissociais e criminosas. Desde que a atividade promova uma interação positiva, é uma oportunidade para fazer amigos, diminuir o isolamento e promover a inclusão social. Há um maior senso de pertencimento a um grupo naqueles que praticam exercício de forma regular, formando uma rede funcionará como apoio para as dificuldades futuras.

Capital intelectual: Dentro do campo cognitivo, diversos estudos mostram que o exercício físico pode melhorar operações intelectuais, estando relacionado a um aumento na quantidade de tecido cerebral e velocidade de raciocínio. A performance acadêmica é mantida ou até aumentada com um aumento no nível de atividade física, mesmo com uma diminuição no tempo de estudo. Pesquisa realizada em 2008 com 251 crianças suecas mostrou que o aumento da atividade física de duas vezes por semana para diariamente associou-se a uma melhora nas notas de disciplinas como matemática, leitura e escrita.

Capital financeiro: Apesar de muitos desconhecerem, o exercício físico promove melhorias também no aspecto financeiro. Estudo da Universidade de Michigan (EUA), que acompanhou 1259 pessoas por 10 anos, mostrou que aqueles que praticavam exercício de forma regular ganhavam salários de 6 a 10% maiores do que os não praticantes. Isto porque aqueles que se exercitam  são mais propensos a manter cargos de maior responsabilidade e liderança, tendendo a ser mais competitivos e produtivos. Estas pessoas são mais produtivas aos olhos de empregadores, provavelmente por conta da contribuição dos outros capitais aqui mencionados.

Fonte: Careclub por Guilherme Dilda

Fonte: Flowing