• 24 maio, 2022

5 dicas para voltar a praticar exercícios físicos com segurança

Com a flexibilização da quarentena e a reabertura das academias, alguns alunos já voltam a frequentar as aulas e retomar as atividades físicas. Se por um lado a prática é positiva para a saúde, por outro, além dos cuidados com o contágio pelo novo coronavírus, também é preciso ter cautela com os exercícios físicos.

Em um cenário ideal, a população deveria ter mantido durante o isolamento, mesmo que de forma limitada, algum tipo de atividade física diária. Porém, muitos não puderam adotar essa prática, resultando em um longo período sem movimentar o corpo. 

Especialistas apontam que um erro comum é achar que o condicionamento irá voltar logo no primeiro momento ao mesmo patamar em que estava antes da pausa. Eles explicam que a memória muscular de quem já praticava algum esporte fará com que essa recuperação seja mais rápida que a de um sedentário, mas ainda assim é preciso ir com calma.

Além disso, é possível que exercícios que antes eram feitos sem dificuldades, agora exijam mais esforço. Como o corpo ainda estará em processo de readaptação, você precisará de uma dose extra de paciência para voltar a ver resultados.

Confira a seguir algumas dicas para retomar os exercícios físicos com segurança e, assim, manter a boa prática visando sua longevidade.

5 dicas para retomar a prática de exercícios físicos
Prepare-se

Boa alimentação e hidratação são fundamentais para o máximo aproveitamento da atividade física. Além disso, jamais pule o alongamento: ele é essencial para prevenir lesões.

Tenha acompanhamento profissional

Depois de meses sem praticar, é natural esquecer a forma correta da execução dos exercícios. Portanto, tenha o acompanhamento profissional para te orientar.

Cuidado com a carga

Após muito tempo parado, seu corpo não estará preparado para voltar à prática de exercícios no mesmo ritmo de antes. Comece devagar e, gradualmente, aumente volume e intensidade da atividade.

Persista

No início, com o corpo desacostumado aos exercícios, a prática parecerá mais difícil do que era antes do período em pausa. Persista no treino e logo sua memória muscular será ativada e o exercício não será mais tão difícil.

Descanse

O tempo de descanso é tão importante quanto o treino. Respeite o período de recuperação e o tempo necessário para voltar ao seu ritmo normal. Tenha calma e não crie grandes expectativas de perda de peso, por exemplo.

Uma dica de brinde

Prevenção é a palavra-chave para fazer exercícios físicos com segurança e evitar imprevistos. Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer, então o melhor é estar preparado. E o Master Acidentes Domiciliares é ideal para isso. Além de uma vasta rede de apoio em caso de emergências, o seguro oferece soluções acessíveis para quem está sempre em movimento, seja em casa, seja na rua.  

Fonte: Instituto de Longevidade MAG

Fonte: Flowing