• 30 dezembro, 2021

3 dicas para começar o ano sem fumar

Não restam dúvidas de que o tabagismo é um dos vícios que mais fazem mal à nossa saúde. A grande questão é que, como todo vício, pode ser difícil se livrar dele. Mas com um pouco de força de vontade, determinação e com as 3 dicas que a MetLife vai te dar, é totalmente possível começar o ano novo sem fumar. E o melhor: sem aquelas recaídas que não ajudam em nada. Preste atenção em nossos conselhos e tenha uma vida livre do cigarro.

Marque uma data para parar de fumar e siga esse propósito

Essa é a primeira coisa que você deve ter em mente, se resolver parar de fumar. Com o final do ano se aproximando, que tal começar o dia 1 de janeiro sem colocar mais nenhum cigarro na boca? Marcar uma data para parar de fumar pode ser algo motivador para você ficar livre desse vício. Essa pode ser uma das suas metas para o ano novo que se inicia.

Uma tática interessante, depois de estabelecer a data, é ir parando de fumar aos poucos. Dessa forma, você nem percebe que está diminuindo a quantidade de cigarros consumidos por dia. Por exemplo, se você tem o hábito de fumar 1 maço (20 cigarros) por dia, tente fumar 1 ou 2 cigarros a menos a cada dia, até a data marcada. Pode acreditar, isso ajuda e muito!

Veja o lado positivo de não fumar

Você deve transformar o negativo em algo que seja positivo. Nesse processo de ficar livre do vício do cigarro, é fundamental mentalizar todos os aspectos negativos que esse hábito traz para o seu organismo. Pense na melhora geral da sua saúde se você parar de fumar, bem como em ter mais fôlego e disposição no dia a dia. Além disso, o seu paladar e olfato vão ficar muito mais aguçados quando se dá adeus ao cigarro.

Já pensou na economia de dinheiro que você vai fazer quando parar de fumar? Com o passar dos anos, é possível perceber isso mais nitidamente. Dá até para investir o dinheiro dos maços de cigarros que você comprava em uma viagem ou em um presente para alguém. Se você colocar na ponta do lápis, vai ver que já gastou muito dinheiro com esse vício.

Evite ficar perto de pessoas que estejam fumando

Lembre-se de que você está querendo parar de fumar, as outras pessoas não. Por isso, não espere a cooperação de estranhos em te ajudar a abandonar o cigarro, pois essa é uma meta de vida sua e não dos outros. Para que você não tenha recaídas, evite ficar perto de pessoas que estejam fumando, pois isso pode ser tentador para quem está querendo ficar livre desse vício.

Está em uma festa com pessoas fumando ao seu redor? Seja resistente e procure não ficar perto delas. Uma boa dica para essa situação é mascar chicletes, que são excelentes aliados na hora em que bate aquela ansiedade natural nessa delicada fase. Dê preferência para as gomas de mascar sem açúcar.

Parar de fumar pode ser um desafio e tanto, mas depois que ficar livre desse vício, você vai se sentir uma outra pessoa.

Fonte: Flowing