• 10 junho, 2022

Você já ouviu falar sobre a depressão sazonal?

A depressão sazonal é uma depressão que acontece em uma estação específica do ano. Em geral, essa fase são as estações mais frias: o inverno e o outono. Quando o tempo começa a ficar mais quente, como na primavera, os sintomas costumam ir embora.

Ou seja, é uma depressão que acompanha as mudanças climáticas. Talvez você esteja pensando que o seu humor também muda naqueles dias “feios”. E é verdade: em geral, nos sentimos um pouco mais  “para baixo” quando o dia está frio e meio nublado. 

No entanto, na depressão sazonal, essas mudanças são mais graves e persistentes. Isto é, a pessoa entra em um episódio depressivo nessas estações. Além disso, apesar de ser mais comum no frio, a pessoa pode ter depressão sazonal no verão. 

Ficou curioso para saber mais sobre a depressão sazonal? Então continue lendo o texto! Aqui você vai entender mais sobre como ela acontece, quais  os lugares com maior incidência, os seus sintomas e como tratar!

O que é a depressão?

A depressão é um transtorno mental que se dá por uma desativação do organismo. Isto é, a pessoa com depressão fica com humor deprimido e apática. Ou seja, ela fica triste e perde interesse por atividades que antes gostava. 

Além disso, a depressão pode se manifestar também através de outros sintomas. Entre eles, estão as alterações no sono e no apetite, o ganho ou perda de peso, a dificuldade em se concentrar e pensamentos de morte. 

Esses sintomas da depressão geram muito sofrimento e sérios prejuízos à vida da pessoa. Entre eles, está o isolamento social, que pode agravar mais ainda o caso do paciente. Por isso, é essencial que a pessoa busque tratamento com um profissional da saúde mental. 

O que muda com a depressão sazonal?

A diferença da depressão sazonal da depressão comum é que ela acontece em estações específicas do ano. Por exemplo, a pessoa só apresenta sintomas depressivos no inverno. Nesse caso, quando começa a primavera, os sintomas começam a ir embora. 

O mais comum é que a depressão sazonal aconteça nas épocas mais frias. No entanto, ela pode acontecer no verão. Além disso, para ser sazonal, a depressão tem que ter acontecido em uma época específica por dois anos seguidos sem outro episódio depressivo não-sazonal. L

Quais os sintomas da depressão sazonal?

Os sintomas da depressão sazonal são muito semelhantes aos sintomas gerais da depressão. Ou seja, ela também é marcada pelo humor deprimido e pela falta de interesse em atividades em geral. 

A  maior diferença, portanto, é que eles acontecem em uma certa estação do ano. Além disso, a depressão pode ter uma série de sintomas diferentes. Assim, destacamos abaixo aqueles que são os mais comuns na depressão sazonal: 

  • Diminuição de energia 
  • Muito sono 
  • Aumento do apetite 
  • Ganho de peso
  • Muita vontade de comer carboidratos

No padrão sazonal, esses sintomas tendem a diminuir quando o inverno está acabando e a primavera se aproxima. No entanto, mesmo que seja passageira, a depressão sazonal pode causar graves prejuízos à vida da pessoa. Dessa forma, é muito importante que a pessoa busque tratamento com um psicólogo. 

Fonte: Texto retirado do blog Eurekka
Link: https://blog.eurekka.me/depressao-sazonal/

Fonte: Flowing