• 12 abril, 2019

Vigorexia: tudo que você precisa saber

Vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular, é um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal.

Trata-se de um transtorno obsessivo-compulsivo que é o oposto do transtorno de anorexia. Ao invés de um indivíduo estar preocupado em ser muito grande ou obeso, um indivíduo que sofre com vigorexia ficará obcecado pelo fato de ser muito pequeno, fraco ou ter poucos músculos. Mesmo que o indivíduo seja muito forte e tenha massa muscular saudável, um indivíduo com dismorfia muscular acredita que ele é inadequado em tamanho.

Os homens também sofrem com a imagem corporal
A maioria das pessoas pensa que as mulheres sofrem mais com problemas de imagem corporal do que os homens. Com a sociedade e a mídia pressionando seriamente o corpo feminino e muitas mulheres sendo submetidas a cirurgias estéticas, os homens são frequentemente esquecidos.

A verdade é que muitos homens também sofrem com seus próprios problemas de imagem corporal. Por exemplo, a maioria dos homens está preocupada com o peso corporal, a massa muscular, o cabelo, a altura e até o tamanho do pênis. A maioria dos homens acredita que todas essas características são cruciais para a masculinidade de um homem.

Como resultado, os homens também sofrem com transtornos obsessivo-compulsivos. Esses distúrbios são semelhantes aos transtornos alimentares, pois envolvem o mesmo nível de comportamentos obsessivo-compulsivos, no entanto, há uma diferença. Um desses distúrbios, conhecido como transtorno dismórfico muscular, é, na verdade, o oposto do transtorno da anorexia, um distúrbio alimentar comum entre as jovens e as mulheres que se preocupam em ser muito gordas. De fato, a vigorexia é comumente referida como “anorexia reversa”.

Indivíduos com dismorfia muscular freqüentemente levantam pesos, realizam treinamento de resistência regular e se exercitam excessivamente. Alguns também podem tomar esteróides ou outras drogas para aumentar os músculos.

Estudos mostraram que entre 50% e 100% dos homens que sofrem com vigorexia também abusam de esteróides e outras drogas de fortalecimento muscular. Esses casos graves de exercício excessivo, associados a drogas, podem levar à morte.

A verdade sobre a dismorfia muscular
Embora nos referimos à vigorexia como um “transtorno”, ela não é visto exatamente como um distúrbio oficial. Isso porque existe controvérsias sobre a própria condição e sua classificação. Os especialistas não têm certeza se devem ser classificados como um transtorno alimentar, um transtorno dismórfico corporal ou um transtorno obsessivo-compulsivo.

A verdade é que a vigorexia, a anorexia nervosa e o transtorno dismórfico corporal têm sintomas semelhantes em comum. Esses distúrbios envolvem a obsessão com a imagem corporal – ser grande demais, pequena demais ou inadequada demais.

O que é o Complexo Adonis?
Complexo de Adonis não é um termo médico ou psicológico; em vez disso, vem da mitologia grega antiga. Adonis era meio homem, meio deus que era visto como a imagem perfeita da masculinidade. Seu corpo era a imagem perfeita do físico masculino definitivo. Seu corpo era tão lindo que ele ganhou o amor de Afrodite, a mais bela e rainha de todos os deuses.

Hoje, “Complexo Adonis” é um termo usado para se referir a problemas de imagem corporal que afetam negativamente meninos e homens jovens. Na última década, mais meninos e homens sofreram com este problema. Os homens que sofrem com o Complexo Adonis frequentemente descobrem que suas vidas saem de controle quando suas obsessões de imagem corporal afetam negativamente carreiras e relacionamentos.

Sintomas da Vigorexia

A vigorexia é frequentemente descrita como sendo a mesma coisa que o fisiculturismo, no entanto, há uma diferença significativa. Por exemplo, uma pessoa com um estilo de vida normal de musculação, como atletas profissionais ou lutadores, geralmente se envolve em um regime de exercícios rigoroso e disciplinado, seguindo uma rotina a cada dia ou semana.

No entanto, a dismorfia muscular é mais uma obsessão ou preocupação com o próprio físico. Pode causar um sofrimento significativo para o indivíduo e interferir na sua carreira, vida social e hábitos alimentares.

Com isso dito, há uma linha tênue entre o treinamento de força e o fisiculturismo e o exercício obsessivo ou compulsivo. Há também uma diferença entre motivação e dedicação para uma rotina de exercícios saudável e consistente e uma obsessão doentia.

Aqui estão alguns sinais de dismorfia muscular ou vigorexia:

  • Obsessão com a imagem corporal de alguém (constante sensação de que os músculos estão subdesenvolvidos);
  • Levantamento de pesos por longas horas;
  • Foco excessivo na dieta e ingestão de proteína;
  • Perda frequente das obrigações sociais ou de trabalho devido a uma necessidade compulsiva de malhar ou fazer dieta;
  • Levantamento de peso ou exercício apesar de sentir dor ou apresentar lesão muscular;
  • Constantemente criticar o próprio físico;
  • Experimentar extrema ansiedade em caso de perder um treino;
  • Uso excessivo de suplementos de proteína;
  • Exceder-se para construir massa muscular;
  • Abuso de substância esteróide ou construção muscular;
  • Sofrimento significativo ou alterações de humor;
  • Muitas vezes outras preocupações do corpo, cabelo, pele, tamanho do pênis

Se você tem razão para acreditar que você ou um ente querido pode estar sofrendo de vigorexia, então é importante procurar ajuda imediatamente. No entanto, é importante determinar se a dismorfia muscular é realmente dedicada a malhar e a comer corretamente, ou a sinais do próprio distúrbio.

O que causa a vigorexia?

Devido à sua semelhança com outros transtornos alimentares, é seguro dizer que a dismorfia muscular é provavelmente causada por uma combinação de fatores-chave. Embora a vigorexia possa afetar homens e mulheres, mais homens sofrem com esse distúrbio do que as mulheres. Isto é provavelmente devido ao fato de que os homens são geneticamente predispostos a se concentrar no desenvolvimento de massa muscular magra. Como resultado, muitos homens provavelmente desenvolverão o transtorno.

Estudos têm mostrado que homens com baixa autoestima são mais propensos a sofrer com dismorfia muscular do que aqueles com níveis saudáveis de autoapreciação.

Além disso, a sociedade, a mídia e as academia de musculação exercem maior pressão sobre os homens para que tenham um físico ideal. Na verdade, as academias de crossfit e de musculação são o ambiente ideal para desordens musculares dismórficas. Homens que sofrem de vigorexia também podem sofrer com riscos de saúde a longo prazo, como resultado de um esforço excessivo e uso abusivo de esteróides ou outras drogas de desenvolvimento muscular.

Alguns dos riscos a longo prazo incluem o seguinte:

  • Exercício excessivo ou excesso de esforço;
  • Dor muscular persistente;
  • Articulações danificadas ou tendões musculares lesionados;
  • Danos nos rins;
  • Dano hepático;
  • Problemas cardíacos;
  • Morte.

Como tratar a vigorexia?

Infelizmente, esse quadro é comumente subdiagnosticado na sociedade atual. Isto é provável porque homens e mulheres extremamente tonificados e musculosos são admirados e vistos como fortes e atraentes. Como resultado, a vigorexia é muito difícil de diagnosticar e, portanto, pouco relatada. De fato, muitos homens que sofrem com o distúrbio não sabem que têm ou não vêem isso como um problema. Os homens que reconhecem que sofrem com o distúrbio vão ao extremo em um esforço para escondê-lo.

Uma pesquisa mostrou que aproximadamente 10% dos fisiculturistas podem sofrer de dismorfia muscular. A pesquisa também sugere que o número de homens que sofrem com vigorexia pode ser semelhante ao número de mulheres que sofrem com a Anorexia Nervosa. Isso provavelmente totaliza milhões de homens que realmente sofrem com dismorfia muscular. Além disso, a maioria dos homens jovens que experimentam o início do transtorno dismórfico corporal tem apenas 19 anos de idade.

A boa notícia é que a vigorexia geralmente responde bem à psicoterapia e ao tratamento psiquiátrico. Na verdade, o tratamento desse transtorno geralmente é semelhante aos tratamentos que outros transtornos alimentares. O tratamento para vigorexia geralmente se concentra em uma manutenção de hábitos alimentares saudáveis e padrões de exercícios. A terapia também reforça a imagem corporal positiva e pensamentos saudáveis. Se o abuso de esteróides ou outras drogas estiver envolvido, então uma terapia mais avançada ou intensa provavelmente será necessária.

A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de tratamento super eficiente. Este tratamento associado à medicação provou ser bem sucedido no tratamento de muitos casos de vigorexia. De fato, esses tratamentos também podem ajudar a tratar uma depressão coexistente.

Infelizmente, mais da metade dos indivíduos que sofrem de dismorfia muscular evitam ou resistem ao tratamento. Isso ocorre porque os indivíduos com este quadro afirmam que estão satisfeitos com a aparência deles. A maioria teme que a terapia os force a abandonar os esteróides, suplementos ou exercícios, sujeitando-os a uma massa muscular diminuída e fraqueza.

Amigos, familiares e entes queridos de um indivíduo com vigorexia podem ser capazes de convencer a pessoa a tentar o tratamento, especialmente no caso de perda de emprego, relacionamentos problemáticos, ferimentos e assim por diante. Tudo somado, o melhor lugar para começar o tratamento é visitar um psicólogo.

Voltando à vida saudável

Em resumo, é importante identificar cuidadosamente se ou quando um indivíduo está mostrando sinais claros de vigorexia. Sim, pode ser difícil assistir a um ente querido sofrer com o distúrbio, especialmente quando a pessoa está em uma forma fabulosa! Em suma, é importante compreender o problema em profundidade e abordar a pessoa com cuidado, compaixão e respeito.

Com um pouco de paciência, persistência e a terapia certa, um indivíduo que sofre com o transtorno depressivo tardio retoma uma rotina saudável de alimentação correta, exercitando a quantidade certa e maior autoestima.

FONTE: Blog Vittude – Por Tatiana Pimenta

Fonte: Flowing