• 19 dezembro, 2020

Uma equipe que celebra unida traz mais resultados

Quer saber por quê? A neurociência explica!

1 – Uma equipe que celebra unida… Fortalece os vínculos.

A ocitocina liberada no cérebro provoca apego entre os integrantes e já está cientificamente comprovado que equipes com grau de confiança mais alto no grupo têm melhores resultados. Isso porque seus integrantes sentem-se acolhidos para ousar, para mostrar todo seu potencial, para compartilhar estratégias, para pedir ajuda quando em dificuldade. Colegas de trabalho que têm grande vínculo estão mais dispostos a correr riscos pelo outro, a se sacrificar, a oferecer ajuda, a ensinar novas tarefas, a ouvir de verdade. Tudo isso tem grande influência na performance da equipe.

2 – Uma equipe que celebra unida… Promove o reconhecimento mútuo.

Celebrar junto é uma maneira demonstrar que cada um fez o seu papel e que o resultado foi alcançado com a ajuda de todos. Dessa forma, promove-se o reconhecimento mútuo, aumenta-se o senso de pertença ao grupo e há a demonstração pública de que cada um tem um importante papel na sua função.

3 – Uma equipe que celebra unida… Gera autoconfiança e potência individual.

Quando as pessoas se sentem reconhecidas por seus pares e líderes, baixam-se os níveis de testosterona e cortisol no corpo e, consequentemente, diminui-se o nível de estresse. Celebrar provoca a sensação de prazer e aumenta a autoconfiança individual e em grupo, potencializando a vontade dos integrantes da equipe de buscarem autodesenvolvimento e formas de aprimorar seus talentos individuais para contribuir com o grupo.

4 – Uma equipe que celebra unida… Tem mais autoconsciência e enxerga o resultado do seu trabalho.

Nos dias de hoje, é comum planejarmos e executarmos grandes projetos, trabalharmos loucamente para atingir o objetivo, mas, ao alcançarmos, não darmos nem bola pra isso por já termos um novo grande objetivo pela frente. Encadeamos um projeto no outro e acabamos nos esquecendo de ver o quanto do que fizemos deu certo, o quanto precisa ser celebrado e o quanto podemos melhorar. Celebrar as conquistas ajuda a ter mais autoconsciência do que foi feito de certo e errado, do que deve ser repetido ou modificado. É uma grande ferramenta para acertar o leme da equipe. Isso sem contar que também auxilia a guardar esses bons momentos na memória e sentir mais autoconfiança, mostrando que o esforço foi por um bom motivo.

5 – Uma equipe que celebra unida… Tem mais equilíbrio emocional.

Emendar um projeto no outro sem parar, sem enxergar o final do ciclo nos leva ao esgotamento, ao estresse, ao descontrole emocional. As pessoas estressadas por não conseguirem fechar um ciclo e se aproveitar da sensação de ter chegado ao fim da tarefa apresentam-se mais ansiosas, agressivas, irritadas, agem mais por impulso e raciocinam menos. Sentir o prazer de ter realizado algo possibilita a pausa necessária para a garantia do bom funcionamento do cérebro. É como recarregar as baterias! A celebração possibilita a sensação de dever cumprido.

6 – Uma equipe que celebra unida… Tem mais poder de ação.

Pense no esgotamento de um maratonista ao final de uma prova. Se ele emendasse uma prova na outra, seu rendimento seria péssimo, não é? O mesmo ocorre no ambiente corporativo. Se uma equipe emenda um projeto no outro sem celebrar, sem recarregar as baterias, perde seu potencial de trabalho, seu poder de ação. Já quando celebra, ganha disposição para agir e potencia cerebral para desenvolver o novo projeto.

7 – Uma equipe que celebra unida… Tem mais criatividade.

De fato, uma coisa não parece estar ligada à outra… Por que raios festejar geraria inovação? Mas, na realidade, tem muita ligação. A não celebração, o enlaçar um projeto no outro sem pausas, causa estresse crônico. E o cérebro estressado acaba não abrindo espaço para a criatividade, foca apenas na tarefa, age no automático, não tem gás para abrir os horizontes, “sair fora da caixa”. Além disso, a celebração, ao estreitar os vínculos entre a equipe, proporciona que seus integrantes se sintam mais livres para expressar suas ideias e, tendo em vista que mais cabeças pensam melhor e de forma diferentes, podem produzir projetos mais criativos e resolver problemas complexos com mais efetividade.

8 – Uma equipe que celebra unida… Tem mais resultado!

Bom, agora que chegamos até aqui, penso que não preciso mais nem explicar por que equipes que celebram têm melhores resultados, não é? Depois de tudo isso, você já deve ter entendido que celebrar é um potente mecanismo para se obter engajamento, motivação, colaboração, inovação e, por fim, resultados. Vamos celebrar!

FONTE: Ilumni Blog

Fonte: Flowing