• 10 abril, 2022

Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!

Caberá às gerações futuras viver de forma sustentável, gerenciando recursos para objetivos e metas sem desperdício e dessa forma, com o menor nível de impacto no ambiente.

Afinal, quem vai ensinar isso a elas? Nós mesmos!

Sim, certamente você pode ajudar a melhorar o futuro ensinando hoje seu filho ou filha a gerar recursos de maneira mais sustentável.

O que é sustentabilidade?

Essa palavra entrou definitivamente para o vocabulário corrente. E é tão comum hoje em dia que, muitas vezes, nos vemos utilizando-a sem ter a plena consciência do que ela significa.

Esse termo foi empregado pela primeira vez por uma ex-primeira ministra da Noruega chamada Gro Harlem Brundtland. Num livro sobre meio ambiente, Gro definiu o desenvolvimento sustentável como a capacidade de suprir as necessidades do mundo atual sem afetar, dessa forma, a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.

Em outras palavras, precisamos substituir o modelo de consumo exagerado que exige a extração máxima dos recursos naturais do planeta por um modelo mais equilibrado, que entende que os recursos naturais são finitos e precisam ser preservados para garantir a chance de sobrevivência na Terra das gerações futuras.

Como desenvolver a sustentabilidade

Nós, pais e mães, certamente temos um papel muito importante no desenvolvimento de uma consciência ambiental em nossos filhos, que leve em consideração a necessidade de se viver de forma sustentável.

Em nosso dia a dia, podemos estimular isso de muitas maneiras, especialmente por meio das atitudes. Afinal, as crianças aprendem pelo exemplo, como já dissemos muitas vezes aqui.

Pequenos cuidados são importantes nesse sentido, como:

  • Separar o lixo entre orgânico e reciclável:
  • Escolher bem na hora de comprar os produtos que consumimos, prestando atenção às embalagens que serão descartadas;
  • Economizar água, energia elétrica e evitar desperdícios de maneira geral; e
  • Fazer reuso de embalagens reaproveitáveis.

Um passo fundamental no desenvolvimento da sustentabilidade é ensinar nossos filhos e filhas a gerenciar recursos. E nesse ponto, os métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora podem ser de grande ajuda.

Como ensinar na prática

Os Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora foram concebidos com o propósito de nos ajudar a nortear e organizar pensamentos e ações. Com eles, desenvolvemos as ferramentas de que precisamos para assim acalmar as emoções e mobilizar o raciocínio.

Quando ensinados desde cedo, os métodos contribuem no desenvolvimento de ferramentas internas que ajudarão nossos filhos e filhas a pensarem antes de agir, entender o que sentem e de que forma sentem, e a mobilizar o conhecimento necessário para assim solucionar um problema.

No caso do desenvolvimento de uma atitude mais sustentável, um grande aliado eventualmente pode ser o Método da Filmadora.

Método da Filmadora

Nós já sabemos onde queremos chegar: um futuro sustentável. Mas o que temos de fazer para atingir esse objetivo?

É justamente nesse desenvolvimento que o Método da Filmadora atua.

Ele nos ajuda a planejar um resultado no qual a visão de futuro orienta a organização do presente.

Entre as habilidades priorizadas por esse método estão:

  • Criar imagens mentais das ações com base num objetivo, constituindo roteiros, trajetos e percursos;
  • Estabelecer sequências e movimentos orientados e planejados.
  • Abrir-se ao imprevisto, ao novo, àquilo que vai além do que havia sido estabelecido inicialmente.

Trazendo assim para o caso do desenvolvimento de uma atitude sustentável, esse método nos ajuda a imaginar o que precisamos fazer hoje para diminuir a nossa pegada de consumo de recursos naturais no planeta.

Etapas do método

O Método da Filmadora é desenvolvido no programa MenteInovadora por meio de quatro etapas:

  1. Crie mentalmente a imagem final – Consiste em visualizar a “cena final”, como ferramenta para nos ajudar a organizar passo a passo as etapas que precisaremos para vê-la realizada.
  2. Defina objetivos para as etapas previstas – O caminho de construção do objetivo final é composto por várias etapas diferentes, com objetivos secundários. A clareza de onde se quer chegar ajuda a definir esses objetivos.
  3. Compreenda que as ações estão interligadas – Como em um “filme”, cada cena está interligada às demais e precisamos entender que o conjunto delas forma um todo integrado.
  4. Organize as ações de cada etapa – As linhas gerais do planejamento, com a definição da meta final e das etapas intermediárias, ajudam a estabelecer as ações necessárias para o cumprimento do plano.
Para encerrar

Ao plantar a semente de uma atitude sustentável em seu filho ou filha, você está contribuindo ativamente para mudar o futuro por meio da educação.

Fonte: Vida Inovadora

Fonte: Flowing