• 1 setembro, 2017

TPM e o dia-a-dia

Abaixo a TPM – Síndrome pode ser atenuada por algumas mudanças no cotidiano 

Todo mês é a mesma coisa. Na primeira metade do ciclo menstrual, ocorre a ovulação, regida por níveis aumentados de estrógeno. Na segunda metade do ciclo, a concentração desse hormônio cai e, em seu lugar, a progesterona se eleva a fim de preparar o útero para uma possível gravidez.

Sem concepção, a parede uterina começa a descamar e é eliminada — provocando a menstruação, em meio a um declínio nos níveis hormonais. Essa montanha russa de estrógeno e progesterona a cada 28 dias causa a tensão pré-menstrual (TPM), que afeta 70% das mulheres no Brasil.

A TPM surge de sete a dez dias antes da menstruação e se caracteriza por sintomas emocionais (irritabilidade, ansiedade, depressão, compulsão alimentar etc.) e físicos (dor de cabeça, inchaço abdominal e nas mamas, altera- ções gastrointestinais etc.) que, no entanto, podem ser atenuados por atitudes simples de adotar.

Se essas manifestações ocorrerem com muita intensidade, a ponto de a rotina da mulher ficar comprometida, vale consultar um ginecologista para que ele avalie a possibilidade de tratar a TPM, o que se faz, em geral, com anticoncepcionais e, em alguns casos, até com antidepressivos. Guia de sobrevivência:

• Mexa-se: os exercícios físicos liberam substâncias que aumentam o bem-estar;

• Consuma alimentos com alto teor de fibras para evitar a constipação intestinal;

• Não abuse de doces, café, chocolate ou sal, para driblar o inchaço;

• Controle o estresse pelo menos na semana anterior à menstruação;

• Procure fazer atividades relaxantes nesse período e também adie as contendas.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing