• 6 janeiro, 2021

Técnicas de mindfulness ajudam a reduzir conflitos de casais na quarentena

Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, muitos casais passaram a ficar mais tempo em casa com seus parceiros durante a quarentena. O que para alguns é motivo de prazer, para outros pode ter sido um enorme desafio.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o número de divórcios consensuais aumentou 15,35% neste junho se comparado ao mesmo período de 2019. No último mês, 4.214 divórcios consensuais foram oficializados.

O aumento na procura pela separação legal pode ter uma ligação direta com o período de quarentena, porque ela pode ter trazido grandes mudanças na rotina dos casais, que tiveram que refletir sobre suas reais prioridades e sobre novas formas de resolver os problemas cotidianos.

Outro fator que pode estar por trás desse fato é consequente aumento de tempo juntos (já que muitas pessoas estão trabalhando em casa). Isso trouxe uma maior necessidade de diálogo, o que pode ser um grande desafio se não tivermos as habilidades necessárias para evitar a tendência ao conflito.

Assim, o que poderia ter sido uma pequena discussão de ajustamento, natural em qualquer relação, pode se tornar um grande conflito, às vezes de proporções inesperadas.

Como é comum ambos saírem magoados e insatisfeitos, esses sentimentos podem reverberar em mais conflitos no futuro, criando um círculo vicioso que acaba colocando o relacionamento em risco, ou mesmo decretando o fim do mesmo.

Mindfulness para casais?

A hipótese é que parceiros com níveis mais elevados de atenção plena (que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos) tendem a não levar as discussões para o nível pessoal, regulam mais rapidamente seus impulsos emocionais, e se “empatizam” mais profundamente com as questões do parceiro (a).

Um estudo observou que casais que apresentavam maiores níveis de mindfulness durante um período de conflitos de relacionamento reduziam mais rapidamente seus níveis de cortisol (um hormônio associado ao estresse), sugerindo que eles estavam se acalmando de maneira mais rápida e eficaz, amenizando o impacto do conflito.

Para desenvolverem ou aprimorarem seus níveis de atenção plena por meio de treinamentos, os casais podem se beneficiar dos programas clássicos de mindfulness, ou ainda participarem de cursos específicos para relacionamentos amorosos. Os estudos científicos sobre os programas são promissores e demonstraram que eles são potencialmente eficazes para aumentarem as habilidades de enfrentamento do estresse próprio dos relacionamentos, aumentando o bem-estar dos casais.

FONTE: Mindfulness Brasil

Fonte: Flowing