• 17 maio, 2022

Técnica Pomodoro: como usá-la para aumentar a produtividade?

Está com dificuldades em administrar seu tempo? Aprenda como essa técnica irá transformar sua produtividade!

Você sente dificuldades para ser produtivo e cumprir suas tarefas no prazo? A Técnica Pomodoro pode ser a grande solução.

Criada no final dos anos 80 por um estudante italiano, essa técnica tem uma premissa muito simples: aumentar a produtividade sem deixar de descansar!

Diversos fatores afetam nossa produtividade, principalmente o excesso de estímulos, informações, interrupções voluntárias e involuntárias, redes sociais, falta de planejamento, notificações no celular, etc.

A lista é infinita e atrapalha muito nossa agilidade mental. A sensação no final do dia é de frustração e que a missão não foi cumprida.

Então, veja agora como aproveitar o Pomodoro para auxiliar na conclusão de tarefas e o melhor: a técnica pode ser aplicada agora mesmo! Vamos lá?

Significado de Pomodoro
O Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que ajuda pessoas a trabalharem com o tempo que possuem e não contra ele. Com esse método, você divide sua jornada de trabalho e faz pequenos intervalos para descansar.

O nome Pomodoro significa tomate em português. Basicamente, o italiano Francesco Cirillo descobriu o método utilizando um cronômetro de cozinha em formato de tomate.

Usando a Técnica Pomodoro, você divide sua jornada em partes de 25 ou 30 minutos e faz intervalos de 5 minutos. A cada quatro pomodoros, você faz uma longa pausa, de 15 a 20 minutos.

O Pomodoro é especialmente poderoso para pessoas que:

  • Possuem problemas para manter o foco, até mesmo em pequenas tarefas;
  • Encontram pequenas distrações o tempo todo;
  • Terminam o dia de trabalho sentindo-se mentalmente esgotadas;
  • Possuem muitas tarefas a serem feitas e precisam finalizá-los rapidamente.


Como o Pomodoro ajuda superar a cultura das distrações
Quantas vezes você toca na tela do seu celular e se distrai? De acordo com este estudo, um usuário toca em média 2.617 vezes por dia. Além disso, passamos cerca de 3 horas diárias usando o celular.

É um fluxo constante de informações, notificações de redes sociais, mensagens e e-mails que tomam nosso tempo. O resultado? Nossa produtividade está cada vez pior.

A questão não é apenas a distração, mas o tempo e energia que leva para retomar o foco no trabalho ou estudo. São cerca de 20 minutos até recuperar a concentração total e, após ceder ao impulso de dar uma olhadinha no Facebook, são mais 20 minutos.

Como podemos ensinar nosso cérebro a resistir a todas essas auto-interrupções e treiná-lo para se concentrar totalmente em uma tarefa? É aí que a Técnica Pomodoro entra!

O método na prática
A Técnica Pomodoro ficou mundialmente conhecida após a publicação do livro A Técnica Pomodoro, do criador do método, Francesco Cirillo. Ela é conhecida como o sistema que mudou a forma como gerenciamos nosso tempo e a forma como trabalhamos.

Cirillo, como já explicado acima, pegou um timer em formato de tomate para ser seu cronômetro pessoal. Essa solução veio pela sua vontade de combater a ansiedade e focar nos estudos na universidade.

Ao dividir o tempo e descansar após esse período, ele percebeu que era mais fácil focar com tudo naquela tarefa e concluí-la, deixando a mente mais calma.

Ao difundir esse método no mundo, outros benefícios do Pomodoro foram descobertos, como:

  • Alívio da ansiedade;
  • Melhora nos processos de estudo ou trabalho;
  • Mantém a determinação para conquistar objetivos;
  • Aumento da concentração;
  • Impulsiona a motivação e a mantém constante.
    Mas, na prática, como funciona a Técnica Pomodoro? É o que vamos descobrir agora!
  • Faça uma lista das tarefas a serem feitas
    Lápis e papel na mão: o primeiro passo é fazer uma lista das tarefas (ou da tarefa) que deve ser feita e concluída o mais rápido possível. Pode ser algo pequeno, grande ou que você está adiando por anos.

Não importa qual é a tarefa. O importante nessa etapa é que seja algo que mereça toda a sua atenção.

Spoiler: você irá aprender a importância de anotar sua lista no papel mais à frente!

  • Minimize as distrações
    Feche a aba do e-mail, feche as redes sociais, desligue o telefone ou deixe-o no silencioso, coloque o fone de ouvido anti-ruído ou feche a porta.

Aprender a minimizar e gerenciar distrações é uma das principais habilidades que a técnica Pomodoro ensinará. No início não é nada fácil, mas, com o tempo, isso se tornará um hábito.

  • Inicie o primeiro Pomodoro
    Feita a lista de tarefas, é hora de dar atenção total a ela. Se a tarefa for algo grande, separe-a em outras pequenas tarefas, que podem ser feitas em pouco tempo.

Pegue o cronômetro (que pode ser um aplicativo, que vamos mostrar mais a frente) e inicie os primeiros 25 minutos.

Durante esse tempo, não deve ser feita nenhuma interrupção. A atenção precisa ser exclusiva para a tarefa. Lembre-se: são apenas 25 minutos!

  • Aproveite seus 5 minutos de pausa
    Muito bem, primeira sessão concluída!

Quando o timer tocar, afaste-se do local de trabalho ou estudo por 5 minutos, faça uma pequena caminhada, beba água ou um café, responda e-mails, aproveite para ir ao banheiro, enfim.

Utilize esse pequeno tempo para clarear a mente e se preparar para o próximo Pomodoro.

  • Repita a sessão
    Após a pausa curta, inicie o cronômetro para fazer outra sessão de 25 minutos. Se você terminou a tarefa anterior, risque-a e comece a outra.

Se não, anote o status do andamento (70% concluído, por exemplo) e volte com concentração total!

  • Faça a pausa mais longa
    Após o ciclo de quatro Pomodoros, faça uma pausa maior (também conhecida como “pomodori”), com cerca de 20 minutos.

Esse intervalo é essencial para realmente descansar e dar mais energia ao cérebro.

  • Risque a tarefa do papel!
    Não tem sentimento melhor do que o de dever cumprido. E é isso que a Técnica Pomodoro nos ajuda a ter. Após finalizar a tarefa, risque ela do papel e comemore!

Esse é o primeiro grande passo para cumprir seus objetivos e correr em direção ao sucesso.

Aplicativos que irão ajudar
Na era dos smartphones e computadores, o timer em formato de tomate se aposentou e deu lugar aos aplicativos que marcam tanto o tempo quanto organizam também as tarefas.

Selecionamos 4 opções gratuitas que irão lhe ajudar a seguir a técnica Pomodoro. Confira:

Focus To-Do
O aplicativo Focus To-Do, disponível para Android, iOS e Windows, combina o timer Pomodoro com um gerenciador de tarefas.

De acordo com os desenvolvedores, ele é um aplicativo baseado na ciência, que irá motivá-lo a manter o foco e cumprir as tarefas propostas.

No aplicativo, você adiciona e organiza tarefas em listas, e define quantos pomodori são necessários para finalizar a tarefa. Após finalizar, basta marcar como concluído.

Também é possível configurar lembretes, prazos, criar subtarefas, definir prioridades e escrever notas para as tarefas.

Be Focused
Essa é uma dica para quem procura um aplicativo para utilizar a técnica Pomodoro em tarefas do dia a dia e para projetos profissionais.

O Be Focused está disponível para iOS, e assim como o anterior, possui funcionalidades que vão além do timer.

Além de criar e gerenciar tarefas, o app também apresenta um relatório sobre seu progresso e é totalmente customizável.

Tomato Timer
O site Tomato Timer é uma versão básica do timer com um único e simples objetivo: marcar o tempo do Pomodoro e das pausas.

Esse é o formato ideal para quem deseja focar em uma tarefa só, principalmente que esteja sendo feita no computador.

Ao dar Start, o timer começa a contar os 25 minutos e, após esse período, o cronômetro apita e zera. No short break, o cronômetro conta a pausa de 5 minutos e o long break conta a pausa maior de 10 minutos.

Caso você queira customizar o tempo, o volume do timer e até mesmo o som, basta ir em Settings (Configurações).

Pomello
O Pomello é uma aplicativo exclusivo para desktop (Windows, Mac e Linux), ideal para quem quer utilizar a técnica Pomodoro no trabalho e de forma mais potente.

Ele possui uma pequena particularidade: funciona exclusivamente sincronizado com o Trello. Mas isso não é um grande problema, já que o Trello é uma ferramenta de gestão de tarefas bastante utilizada e eficaz.

Conheça mais ferramentas para ajudar na produtividade!
A técnica Pomodoro é um método simples, prático e funcional. Muitas pessoas que adotam este método na rotina de trabalho ou estudo sentem que estão fazendo suas funções sem deixar de descansar.

Claro que cada pessoa se adapta de uma forma, portanto, é essencial encontrar o tempo que funciona para você.

Além disso, esse é um método totalmente gratuito. Você pode utilizar os aplicativos acima ou tentar à moda antiga, com o cronômetro em formato de tomate.

Fonte: Hotmart Aprenda

Fonte: Flowing