• 26 fevereiro, 2024

Sono: o melhor presente que você pode dar para a saúde das crianças

Muitos pais se preocupam com o crescimento físico e o aprendizado dos filhos. Alimentação, prática de atividades físicas e os estudos costumam ser o centro das preocupações, o que é completamente válido, claro! Só que alguns pais não se atentam para uma questão tão importante quanto se alimentar de forma saudável, praticar esportes ou estudar: se os filhos estão dormindo bem. Afinal, o sono está no mesmo nível de importância para a saúde das crianças quanto a alimentação, atividades físicas e desenvolvimento intelectual.

Na verdade, dormir mal desequilibra todos estes outros pilares para uma vida saudável. E não só para as crianças, mas também para os adultos. Mas como outubro é o mês delas, estamos fazendo este post especialmente focado na importância do sono para os pequenos. Cuidar do sono da sua filha ou do seu filho é o melhor presente que você pode oferecer para a saúde dela ou dele.

Horas de sono necessárias para a manutenção da saúde das crianças 

A quantidade de horas de sono muda de acordo com cada fase da vida e é durante a infância que dormimos mais tempo. É recomendável que os recém-nascidos de 0 a 3 meses durmam de 14 a 17 horas (contando com o tempo dos cochilos durante o dia). Quando o bebê completa quatro meses, ele deve dormir de 12 a 15 horas (incluindo cochilos também). Essa quantidade de horas é recomendada até o décimo primeiro mês de vida.

Crianças com 1 e 2 anos devem dormir entre 11 e 14 horas. O cochilo continua na conta. Já em idade pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, as noites de sono devem durar de 10 a 13 horas. Nessa fase ainda se faz a conta com o tempo das sonecas, mas naturalmente algumas crianças já podem começar a deixar de dormir durante o dia.

Por fim, dos 6 aos 13 anos, é recomendável que o sono dure de 9 a 11 horas. Nessa faixa etária, os pequenos já devem ter parado de cochilar. A regularidade do sono também é importante para as crianças. É necessário que elas tenham hora para dormir e acordar e que os adultos respeitem o tempo de sono delas. 

Por que os cochilos são importantes para a saúde das crianças?

Assim como o sono da noite, a soneca da tarde gera efeitos positivos nas crianças. Ela ajuda no equilíbrio do humor, desenvolvimento das funções cognitivas, fortalecimento da imunidade e aprendizado do vocabulário.

Os cochilos também merecem atenção dos pais, pois a ausência ou persistência deles pode ser um sinal de problema de saúde. Se sua filha ou seu filho está na fase das sonecas, mas resiste em dormir durante o dia, é necessário conversar com um especialista. 

Talvez a criança esteja muito cansada, com medo de perder um momento de brincadeira ou tendo pesadelos. Já no caso contrário, se sua filha ou seu filho passou da fase das sonecas, porém mantém o hábito de dormir durante o dia, é necessário falar com um médico. Ele vai investigar os motivos pelos quais este comportamento está acontecendo.

Que especialidade médica pode ajudar meu filho a dormir bem?

É preciso alertar que se a criança não está tendo boas noites de sono, ela pode atrapalhar o descanso de seus pais, indo para o quarto dos adultos ou chamando por eles durante a madrugada. 

Se seu filho não está dormindo bem, você deve procurar um pediatra especialista em sono. Ele é o médico que vai ajudar a identificar o problema, indicar o melhor tratamento ou solicitar encaminhamento para outro especialista.

Boa noite para você e para as crianças da sua casa!

Fonte: Texto retirado do Blog Persono
Link: https://persono.com.br/insights/sono-e-idade/sono-o-melhor-presente-para-a-saude-das-criancas

Fonte: Flowing