• 4 dezembro, 2023

Senso de coletividade: você sabe o que é?

senso de coletividade está presente em nossas vidas quando pensamos no outro. Isso parecer básico, não?

No entanto, apesar de vivermos em sociedade, preciso dizer que essa característica não é tão básica assim e está em falta.

Neste texto, compartilho com você o relato da minha experiência na Alemanha, onde percebi mais fortemente esse senso do que é coletivo.

Vamos lá?

Parques, piqueniques e uma lição sobre senso de coletividade

Não poderia imaginar que meu maior companheiro nesse verão seria meu tapete de piquenique. Pois é, ele foi meu companheiro em quase todos esses dias da estação mais quente na Alemanha.

Ao chegar aqui, percebi um hábito comum dos alemães: estender seus tapetes nos lindos parques e ali ficarem por algumas horas.

As atividades são diversas: leitura, escrita, meditação, aproveitar os amigos e a família, etc.. Tem até churrasco! Ah, e claro que não poderia faltar um bom e saboroso piquenique.

Pelo fato de os parques serem seguros, as pessoas sentem-se livres para desfrutarem desses dias lindos, em que o sol mostra o ar de sua graça de maneira esplendorosa.

Como estamos na Alemanha, a ordem e a organização também estão presentes nesses momentos de lazer. Afinal de contas, essas são características muito fortes na cultura alemã.

Estar em um parque com muitas pessoas para um momento de lazer quer dizer que você não verá bagunça, barulho, sujeira, gente falando alto ou gritando.

Contudo, certamente vai perceber um senso de coletividade invejável. E posso dizer que, pelas minhas andanças pelo mundo, só presenciei esse tipo de comportamento em países de primeiro mundo.

Mas o que é senso de coletividade?

Como já falamos no início do texto, o senso de coletividade está diretamente ligado ao pensamento do que é coletivo. É pensar na comunidade.

Mas você deve estar se perguntando como isso pode ser visto. Bom, posso ilustrar com alguns exemplos:

  1. Ninguém atrapalha ninguém. Isto é, o seu espaço é respeitado.
  2. Ninguém interfere no seu momento. Ou seja, o seu momento também é respeitado.
  3. Existe um cuidado e um zelo pelo que é público. Dessa forma, as pessoas cuidam dos parques e espaços coletivos como se cuidassem de suas próprias casas.

Entendeu agora por que o meu tapete de piquenique tornou-se o meu maior companheiro nesse verão?

Estar em um parque na Alemanha me trouxe uma experiência de liberdade e respeito incrível. Até porque você está ali e pode desfrutar do que o ambiente oferece, além de estar fazendo algo para o seu bem-estar e lazer.

Por fim, concluo refletindo sobre o pensamento de que “as pessoas são o reflexo de sua sociedade”. Concordo com essa ideia, sobretudo por conta do que eu acabei de compartilhar neste artigo.

Comportamentos individuais refletem no todo de maneira coletiva, criando e sustentando uma sociedade de primeiro mundo. É por isso que acredito que nossas pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Lembre-se: “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Forte abraço e até o próximo post!

Fonte: Texto retirado do Blog Calanchoe 
Link: https://www.calanchoe.com/senso-de-coletividade/

Fonte: Flowing