• 21 novembro, 2023

Saiba tudo sobre a sinusite crônica

Condição é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face, com permanência dos sintomas

sinusite crônica é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face por, pelo menos, 12 semanas consecutivas. Pacientes que sofrem com esta condição apresentam os mesmos sintomas de uma sinusite aguda, mas os desconfortos típicos da alteração perduram por meses.

É muito importante que a sinusite crônica seja diagnosticada e tratada adequadamente, pois há risco de complicações para pacientes que apresentam a alteração. As principais possibilidades incluem crises de asma, pneumonia, meningite, infecções e até mesmo abscessos cerebrais.

Causas da sinusite crônica

A ocorrência de sinusite crônica geralmente está associada a bactérias resistentes devido ao uso excessivo de antibióticos ou pelo tratamento incorreto de manifestações anteriores da doença. Alterações nas vias respiratórias, como desvio de septo ou até mesmo imunidade enfraquecida, podem favorecer o desenvolvimento da condição de maneira crônica.

Rinite alérgica mal controlada e alterações como a presença de pólipos na região também podem fazer com que o paciente manifeste sinusite crônica. É importante que o quadro seja criteriosamente avaliado por um otorrinolaringologista, para análise das causas e identificação do tratamento mais adequado da condição.

Principais sintomas da sinusite crônica

Os sintomas da sinusite crônica duram mais que 12 semanas e podem acontecer após um ou mais episódios de sinusite aguda (em que geralmente há dor de cabeça, tosse e intensa secreção nasal). Na fase crônica, os principais sintomas são:

  • Dor na região facial ou dor de cabeça;
  • Dor persistente nas maçãs do rosto, especialmente ao redor do nariz e em volta dos olhos;
  • Secreção nasal;
  • Em alguns casos, sangramento do nariz;
  • Sensação de pressão dentro da cabeça, que pode ser acompanhada de tontura;
  • Obstrução do nariz;
  • Tosse crônica;
  • Mau hálito.
Tratamento de sinusite crônica

O tratamento da sinusite crônica pode ser realizado a partir de medicamentos antibióticos, descongestionantes, antialérgicos ou corticoides. Caso o otorrinolaringologista identifique que a condição está associada a um desvio de septo ou presença de pólipos, pode ser indicada a realização de cirurgia para desobstrução das vias aéreas.

Outras opções terapêuticaspodem incluir:

  • Lavagem nasal com soro fisiológico;
  • Imunoterapia (vacinas).
Diferença entre sinusite crônica e aguda

A principal diferença entre a sinusite crônica e a aguda está no tempo de duração dos sintomas apresentados. Na manifestação aguda, a mucosa nasal necessita de, no máximo, 3 meses para se recuperar totalmente. Quando os desconfortos ultrapassam este período, a condição já é considerada crônica.

Isso significa que um quadro de sinusite aguda pode evoluir para sinusite crônica quando não tratado adequadamente. Além disso, há alguns fatores de risco que favorecem a persistência da doença, tais como tabagismo, predisposição genética e baixa imunidade.

Quando procurar um especialista?

Uma vez que as principais doenças respiratórias podem ter sintomas muito parecidos, o ideal é procurar um médico sempre que forem notados desconfortos respiratórios. Jamais administre medicamentos por conta própria, pois o uso inadequado de antibióticos é justamente um dos fatores que favorecem o desenvolvimento.

Caso você apresente apenas sintomas parecidos com os de uma gripe comum, é possível procurar um clínico geral para diagnóstico da condição e orientação a respeito do melhor tratamento a ser realizado. Caso os sintomas sejam semelhantes aos da sinusite aguda ou persistam por mais de 3 meses, o ideal é marcar uma consulta com um otorrinolaringologista para se submeter a uma avaliação especializada.

Lembre-se: quanto mais cedo o quadro de sinusite crônica ou aguda for identificado, mais fácil será o tratamento, com resposta mais adequada do organismo. Por isso, evite automedicação e procure ajuda médica sempre que necessário.

Fonte: Texto retirado do Blog Rinoclínica
Link: https://rinoclinica.com.br/saiba-tudo-sobre-a-sinusite-cronica/

Fonte: Flowing