• 13 janeiro, 2019

Saiba se sofre de Ansiedade – Teste de Sintomas

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, por exemplo e, geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo.

Estes sintomas podem surgir tanto em adultos como em crianças, mas a criança pode ter mais dificuldade para explicar o que está sentindo.

Se acha que sofre com ansiedade, responda como tem se sentido nas últimas 2 semanas:

Sentiu-se nervoso, ansioso ou no limite?

Teve dificuldade em parar de se sentir preocupado?

Ficou preocupado com várias coisas ao mesmo tempo?

Teve dificuldade em relaxar?

Sentiu-se tão preocupado que foi difícil ficar parado?

Sentiu-se facilmente irritável ou chateado?

Sentiu medo como se algo muito mau fosse acontecer?

A ansiedade levar a pessoa a ser incapaz de realizar as tarefas do dia-a-dia, pois, entra em pânico e, por isso, é importante aprender a controlar e, se possível, tratar a ansiedade, sendo em alguns casos necessário ir no psiquiatra e no psicólogo.

Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade:

Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade também pode se manifestar fisicamente. Normalmente as pessoas com ansiedade sentem vários destes sintomas ao mesmo tempo, especialmente em momentos importantes ou quando é necessário se expor a outras pessoas, como durante apresentação de trabalhos ou reuniões.

Causas de ansiedade:

A ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que o individuo dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.

Porém, a ansiedade aguda e o estresse são mais comuns em situações, como a insegurança do 1º dia de trabalho, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, por exemplo, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar ansiedade crônica.

Além disso, em algumas situações o uso excessivo de redes sociais como o facebook também podem ser responsáveis por causar ansiedade, tristeza e mal-estar.

Como controlar a ansiedade?

Pode-se tomar remédios indicados pelo médico que ajudam a diminuir alguns dos sintomas, além de usar plantas medicinais que têm efeito calmante e, se necessário, fazer acompanhamento com o psicólogo.

Remédios naturais, como:

Suco de maracujá, pois possui propriedades calmantes e ansiolíticas;

Chá de camomila devido à sua ação calmante;

Alface, porque ele ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso.

Tomar um banho morno para relaxar o corpo;

Receber uma massagem relaxante.

Além disso, técnicas como tomar banhos mornos ou receber massagens no corpo ajudam a relaxar e aliviar a tensão, auxiliando no tratamento.

FONTE: Tua Saúde – por Dr. Arthur Frazão

Fonte: Flowing