• 26 julho, 2023

Ronco e álcool: você conhece a relação?

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode acarretar problemas sociais e prejuízos à saúde, dentre eles, o ronco. É de extrema importância a conscientização dos prejuízos que a doença pode trazer e entender como podemos ajudar pessoas que sofrem com esse problema. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead), as vendas de bebidas alcoólicas nas distribuidoras aumentaram 38%. Enquanto isso, nos mercados houve um crescimento de 27% durante o período da quarentena. Quer saber como o álcool afeta o seu sono? Continue a leitura!

Relação entre álcool e ronco

Uma pesquisa do London Sleep Centre revelou que o álcool altera os ciclos do sono e impede de chegar à etapa em que ocorrem os sonhos. Em caso de consumo constante, pode causar insônia. O hábito de beber antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%, de acordo com estudo publicado em maio de 2018 na revista JMIR Mental Health.

Algumas bebidas influenciam no seu sono e inclusive no aparecimento do ronco e da apneia. O álcool pode agravar o quadro de uma pessoa que ronca, já que favorece o relaxamento muscular. E, com isso, os músculos da garganta e da língua relaxam excessivamente, aumentando a incidência do ruído durante o sono.

O que é alcoolismo?

Um alcoólatra tem muita dificuldade para reconhecer sua dependência. Por isso, é importante diferenciar o comportamento de alguém que bebe socialmente de quem sofre com o alcoolismo. Quem bebe por prazer gosta de degustar a bebida acompanhada por um prato, por exemplo. Em contrapartida, uma pessoa alcoólatra bebe excessivamente sem ter essa sensação de prazer.

O Brasil está entre os 10 países com pessoas que mais consomem álcool no mundo e a ingestão excessiva aumenta a cada ano. Isto pode trazer problemas em diversos aspectos. Em termos de saúde, o álcool pode afetar, por exemplo, o cérebro, o fígado, o estômago, o intestino, os músculos e o coração. Além disso, acaba destruindo a vida social e em família do dependente químico.

Alcoolismo tem tratamento?

tratamento para o alcoolismo pode fazer que o paciente nunca mais volte a beber. Os métodos terapêuticos incluem não só um tratamento desintoxicante, mas também psicológicos, para evitar que os motivos que o levaram a beber não o influenciem novamente.

Se você conhece alguém que sofre com o alcoolismo, procure ajuda! 

Fonte: Cpaps

Fonte: Flowing