A responsabilidade social diz respeito às atitudes e ações que empresas adotam, de forma voluntária, que buscam promover o bem-estar social. Uma organização socialmente responsável é aquela que possui uma forma de gestão ética e transparente colocando em prática projetos voltados para o benefício da sociedade.
A responsabilidade social atua em dois níveis: o interno, que engloba os funcionários e as pessoas que estão diretamente envolvidas na empresa, e o nível externo que engloba as pessoas que estão indiretamente ligadas à organização, como por exemplo a sociedade em geral e a comunidade em que a empresa está inserida.
Porém, apesar de estar majoritariamente relacionada ao âmbito corporativo, a prática também pode ser relacionada a ações de pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para uma sociedade melhor. Ou seja, a responsabilidade social é uma prática que todo indivíduo pode e deve ter pensando no bem-estar do próximo.
De forma geral, o termo pode ser definido como o compromisso de pensar e agir de forma ética nas relações adotando atitudes que beneficiem a sociedade.
É importante ressaltar que essa é uma prática voluntária. Os projetos e atitudes realizadas pelas empresas devem ser feitos genuinamente pensando no bem estar da sociedade e não por por quaisquer incentivos externos e pessoais.
Existem 4 principais vertentes da responsabilidade social. Veja a seguir como cada uma delas funciona:
A corporativa diz respeito às atitudes que a empresa toma para assegurar que as suas ações não terão um impacto negativo na vida de seus funcionários ou colaboradores.
No entanto, é importante lembrar que não se trata de apenas de oferecer serviços assistenciais, mas sim de ter uma gestão pautada em atitudes éticas, e que enxergue as pessoas como seres humanos em vez de apenas números.
O conceito de RSE é semelhante ao de RSC. No entanto, a RSE é um pouco mais abrangente. Além de considerar o bem estar do público interno da empresa, a Empresarial busca ampliar seu campo de atuação e também considera a redução de impactos negativos de sua atividade nos stakeholders (os grupos interessados na empresa) e na sociedade em geral.
A RSA busca atender as necessidades não somente da população mas também do meio ambiente. A ambientaldemonstra uma preocupação genuína com o meio ambiente, buscando ser ambientalmente sustentável e reduzir os impactos negativos gerados na natureza, através de medidas que visam o benefício da sociedade em conjunto com o meio ambiente.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Responsabilidade social ambiental “Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.”
Por fim, a individual diz respeito a ações que um indivíduo pode adotar visando contribuir para a sociedade. Isso inclui cuidar do meio ambiente, se engajar em causas sociais, exercer trabalhos voluntários em Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos, fazer doações, consumir conscientemente.
Implementar projetos de responsabilidade social é uma forma de estreitar os laços com os funcionários e com a comunidade em geral, pois visando o bem estar social, a organização estabelece um relacionamento saudável com os funcionários, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores. Isso ajuda a empresa a se tornar um lugar melhor para se trabalhar, pois melhorando a qualidade de vida dos funcionários, o rendimento e a produtividade deles aumenta e, por consequência, os da empresa também.
Além disso, atualmente os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação ao papel das empresas nas questões socioambientais e por isso, o mercado consumidor tem se tornado exigente quanto às atitudes das organizações com seu público. Adotar medidas de responsabilidade social é uma forma de passar uma mensagem positiva às pessoas. Sendo assim, as próprias empresas se beneficiam com essas ações, pois sua imagem com o mercado consumidor melhora.
Ou seja, quando a empresa prioriza ações de responsabilidade social ela estabelece uma confiança mútua com seus funcionários, com os colaboradores e com seu público uma vez que eles passam a enxergar a empresa como uma organização ética e digna.
Ser uma empresa socialmente responsável requer atitudes concretas por parte da organização. Não basta apenas ter um discurso bonito, é preciso ter ações verdadeiras que na prática demonstram uma preocupação com a sociedade e possam ser identificadas no dia a dia da empresa.
Algum dos exemplos de atitudes que podem ser aplicadas na prática são:
É muito comum as pessoas confundirem o conceito de responsabilidade social e política de responsabilidade social. Apesar de muitos pensarem que os dois termos são a mesma coisa, os dois possuem conceitos diferentes, porém se completam. Enquanto a responsabilidade social se trata das ações e práticas, a política é responsável por documentar essas ações. É através dela que a empresa torna transparente para o público dados e estratégias que a organização pretende adotar em determinadas situações.
Atualmente, há diversos selos e certificados que fornecem diretrizes para atestar a responsabilidade social de organizações. Geralmente, as políticas são baseadas nos padrões desses certificados. Entre os mais comuns podemos citar:
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