• 20 abril, 2023

Reserva de emergência: o que é e como fazer sua reserva render mais

A reserva de emergência é o dinheiro que temos guardado para resolver problemas inesperados. Aqueles que ocorrem fora do planejamento financeiro, como uma reforma na casa para consertar um vazamento, um conserto no carro ou até mesmo pagar tratamentos de saúde.

Guardar esse dinheiro é uma forma de ter segurança financeira para pagar as contas e não criar dívidas em momentos de aperto. Em 2020, o ano em que a economia mundial ficou abalada por conta da pandemia do corona vírus, muitas pessoas perderam seus empregos, negócios fecharam, profissionais tiveram seus salários reduzidos.

Quem contava com um bom planejamento financeiro e uma reserva de emergência, passou por esse momento com mais tranquilidade. Se esse não é o seu caso, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos dar várias dicas para você começar a poupar dinheiro e construir a sua reserva. 

Esse tipo de reserva precisa estar disponível para resgate rápido, mas isso não precisa ser sinônimo de baixo rendimento

Vamos falar também sobre quais fundos de investimentos podem ser utilizados para fazer a sua reserva de emergência render e muito mais!

Continue a leitura do artigo e tire todas as suas dúvidas. 🙂

Quanto devo ter na minha reserva de emergência?

Para quem está começando a juntar dinheiro para investir, o primeiro passo é ter uma reserva de emergência. E a principal dúvida relacionada a esse tema é quanto devo ter em minha reserva.

O montante exato depende muito do seu padrão de vida, se paga aluguel ou tem imóvel próprio, entre outros. No entanto, é recomendado que a reserva de emergência possa custear aproximadamente 6 meses dos seus gastos mensais. 

Se você perde o emprego, por exemplo, a reserva de emergência vai garantir que você possa continuar pagando as contas, sem baixar o padrão de vida ou abandonar outros investimentos enquanto procura outro trabalho.

A construção de uma reserva de emergência sólida e que realmente consiga suportar momentos de crise não precisa ser algo difícil de alcançar, desde que você tenha persistência! O hábito de poupar e investir é o primeiro passo.

Olha só essas duas dicas para você investir sua reserva de emergência de modo seguro e rentável.

Invista o seu dinheiro de forma inteligente

O dinheiro de uma reserva de emergênciadeve ser guardado em um investimento de baixo risco, que possa ser resgatado rapidamente. Essas características fazem muita gente pensar na caderneta de poupança dos bancos tradicionais.

Mas dá para melhorar, isso porque a poupança só é boa para o banco. Mesmo que seja um investimento seguro e possa ser resgatado de forma rápida, a caderneta de poupança não tem uma rentabilidade boa. Existem maneiras melhores de guardar a reserva de emergência. 

O mercado de investimentos oferece inúmeras soluções para essa parte do seu dinheiro, como os fundos DI e os CDBs de resgate diário.

Mas o que é CDI, CDB e fundo DI?

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

É uma taxa de referência para investimentos em Renda Fixa. É o mínimo que um bom investimento deve entregar.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

É um tipo de investimento emitido pelo banco para financiar as próprias atividades. Em troca disso, essas instituições remuneram os investidores a uma determinada taxa. 

Fundo DI (Depósito Interbancário)

Os fundos DI são fundos de investimentos em Renda Fixa. O principal objetivo é replicar o CDI.

O Rendimento

O investimento tem que ser de qualidade, mas geralmente o retorno de um Fundo DI ou um CDB de resgate diário varia entre 99% a 102% do CDI (certificado de depósito interbancário). 

Considerando o cenário de abril de 2021, a caderneta de poupança dos bancos entrega apenas 70% dessa taxa.

Todas as opções aqui podem ser resgatadas facilmente, a diferença está no quanto esse dinheiro vai rentabilizar enquanto não for utilizado.

Avalie as taxas e prazos para não cair em pegadinhas

Como falamos ali em cima, sua reserva de emergência pode render bem e ter liquidez (velocidade em que se pode fazer o resgate do dinheiro). Mas para isso, você deve fazer investimentos de boa qualidade. O investidor precisa ter cuidado com dois pontos principais: o prazo de resgate e a taxa de administração.

1. Prazo de resgate: 

Como essa parte do seu dinheiro precisa estar disponível de forma rápida, o prazo para estar na sua conta não deve passar de um dia útil.

Nas corretoras de investimento, quando o resgate leva um dia para ser concluído, consta no prazo de resgate a informação D+1. No caso do resgate ser no mesmo dia, aparece a informação D+0. 

Nesse conceito, o D é o dia em que o pedido de resgate é aceito pela corretora. O “+” e os números são a quantidade de dias úteis necessários para que o resgate seja concluído.

Por falar em processamento… Preste atenção no horário do pedido de resgate, porque cada corretora tem uma regra. Normalmente, o processamento do pedido nas corretoras acontece até o começo da tarde e esse horário pode variar de um lugar para outro.

2. A taxa de administração: 

Esse fator é importante apenas para os fundos, no caso dos CDBs fique tranquilo.

Os fundos mais conservadores, aqueles que indicamos para as reservas de emergência, costumam ter estratégias de investimento mais passivas, nada muito arriscado. Por esse motivo, não devem ter taxas de administração altas. 

Procure por fundos de investimentos conservadores que no histórico de rentabilidade (histórico do desempenho de um fundo, usado para comparar rentabilidade e analisar oscilação) entreguem um resultado entre 99% e 102% do CDI.

Apesar disso, tem uma máxima do mercado financeiro: rentabilidade passada não condiciona ou garante rentabilidade futura. Por isso, é sempre bom ficar de olho na estratégia do fundo.

As estratégias de investimentos mudam, porque o que está acontecendo no mundo afeta diretamente o resultado do mercado.

A solução é a manutenção constante da carteira de investimento. Desse jeito, as estratégias, mesmo as mais conservadoras, ficam alinhadas com o que está acontecendo na economia.

Fonte: Hello Sacks!

Fonte: Flowing